Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

DIPLOMACIA: Cônsul italiano propõe parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Rondônia

Michele Pala sugeriu ao vice-prefeito a capacitação de professores na língua italiana

Um acordo de cooperação técnica deve ser firmado entre o Consulado Italiano em São Paulo e a Prefeitura de Porto Velho para que professores da rede municipal de ensino aprendam italiano por meio de um curso a ser ofertado pelo consulado. A proposta foi feita pelo cônsul-geral da Itália, Michele Pala, na visita feita ao vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi, na quarta-feira (5).

Acompanhado de Cláudio Guastella, correspondente do consulado italiano em Rondônia, Pala falou do interesse do seu país em dar apoio à comunidade italiana residente no Brasil. Como o consulado pelo qual é responsável tem jurisdição de São Paulo até o Acre, a capital de Rondônia não poderia ficar de fora do cronograma de visita que ele faz pelos estados da região Norte. Além do ensino do italiano, outras parcerias, principalmente na área cultural, poderão ser firmada.

De ascendência italiana – o sobrenome Tonial, do vice-prefeito, é comum na região leste da Itália – Edgar do Boi afirmou que o município está aberto a qualquer parceria que venha para somar, seja na área cultural, educacional e principalmente produtiva. O vice-prefeito enfatizou que é prioridade na política adotada pelo prefeito dr Hildon Chaves o apoio e o fomento do setor produtivo com foco especial na agricultura familiar.

Porto Velho é o segundo maior município do país em extensão territorial. É maior que muitos países da Europa. Então, temos muita área para a expansão agrícola, seja para a incrementar a agricultura familiar, seja para a produção de grãos, seja para a pecuária ou até mesmo para o desenvolvimento da piscicultura. O prefeito entende que o desenvolvimento de Porto Velho, necessariamente passa pelo setor produtivo”, explicou.

Sobre a parceria na área da educação, o secretário Zenildo Santos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), disse que a proposta é bem-vinda e pode ser um diferencial nas escolas do município. “O prefeito dr Hildon Chaves está determinado a melhorar a educação em Porto Velho e, oferecer língua estrangeira na rede municipal é também uma forma de melhorar a qualidade da nossa educação”, frisou o secretário.

Ao final do encontro o cônsul-geral da Itália em São Paulo foi presenteado com o livro que conta os 100 anos de fundação da cidade de Porto Velho e os dois volumes do livro Peixes do Madeira. Em retribuição, Michele Pala, presenteou o vice-prefeito com uma publicação do Ministério de Relações Exteriores italiano sobre as obras de artes existentes na instituição.

Texto e foto: Comdecom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA