Pesquisar
Close this search box.

Ariquemes

Diretoria da ACIA é empossada para o biênio 2017/18

Ariquemes

A solenidade de posse da diretoria que vai coordenar as ações da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) no biênio 2017/18 foi conduzida pelo presidente da entidade, José Vilas Boas, que na solenidade entregou o cargo ao empresário Francisco Hidalgo Farina, empossado na função de presidente para os próximos dois anos.
A solenidade foi realizada na sede administrativa da ACIA com a participação de diretores da entidade e de jornalistas.
José Vilas Boas aproveitou a oportunidade e apresentou um resumo de suas atividades à frente de uma das associações de classe mais importantes de Rondônia. “Nós contribuímos para o desenvolvimento de nossa cidade e ajudamos Ariquemes a se manter entre as cidades mais importantes de Rondônia”, lembra.
Francisco Hidalgo Farina aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração e parceria dos diretores da entidade e para dizer que ACIA vai continuar trabalhando para que o município esteja na vanguarda do desenvolvimento da economia de Ariquemes. “Vamos trabalhar muito para que o desenvolvimento econômico do nosso município avance ainda mais”, argumenta.
RESUMO DAS ATIVIDADES NO BIÊNIO 2015/2016
AUMENTO ICMS E IPVA
A ACIA foi uma das entidades que encabeçou um manifesto contra o Governo do Estado, que pretendia aumentar a alíquota do ICMS e IPVA para o ano de 2016.
Em dezembro de 2015, nossos diretores trabalharam de forma decisiva, organizando através da FACER, uma mobilização de todas as associações comerciais de Rondônia para sensibilizar o Governo do Estado para não aumentar os impostos.
AEROPORTO DE ARIQUEMES
Uma das lutas da ACIA nos últimos dois anos foi para a transformação da pista de pouso e decolagem da cidade em um aeroporto. Mobilizamos deputados e senadores para que este sonho se transformasse em realidade. Conseguimos nos reunir com o ministro da Secretaria de Aviação Civil para tratar desta demanda. A obra não foi executada por causa do contingenciamento de recursos do Governo Federal.
Como resultado desta luta temos o compromisso do Governo do Estado  em construir um aeroporto na cidade.
NATAL DA SORTE
Realizamos duas edições da campanha Natal da Sorte. Inovamos incluindo 40 motos entre os prêmios.
FEMUAR
A Feira Multisetorial de Ariquemes foi revitalizada nos últimos dois anos, tornando-se em uma das feiras mais importantes da região do Vale do Jamari.
NATAL LUZ
A reconstrução da maior árvore de natal da região norte foi uma iniciativa da Acia, para promover um ambiente agradável para a população.
PROTESTOS CONTRA A CORRUPÇÃO
A ACIA teve papel importante na mobilização de março de 2016 que mostrou a indignação do ariquemense contra a corrupção.
A FORÇA QUE MOVIMENTA
A ACIA lançou em abril de 2016 a campanha A Força que Movimenta em parceria com Sebrae e Basa para incentivar a tomada de crédito para investimentos, criando um ambiente favorável para investimentos.
CONFLITOS AGRÁRIOS
Preocupada com conflitos agrários, a ACIA esteve com o ouvidor agrário nacional Gersino, cobrando ações efetivas para a solução dos conflitos agrários e invasões de terras realizadas na região do Vale do Jamari.
AÇÃO SOCIAL
A ACIA participou ativamente de campanhas para ajudar o Hospital do Câncer da Amazônia, através do Leilão direito de Viver e Comitê da Solidariedade. Também ajudamos a Associação de Mães de Autistas. Os Diretores da ACIA também trabalharam ativamente nos conselhos da comunidade para melhor o trânsito, meio ambiente e desenvolvimento urbano.
CAMPANHA TRÂNSITO
A ACIA cobrou das autoridades de trânsito ações efetivas para redução do número de acidentes. Mobilização começou em outubro de 2015.
COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Ariquemes

Instituto reformou e ampliou a lavanderia e os banheiros femininos e masculinos, além de elaborar projeto de novos alojamentos para 200 alunos

Publicados

em

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu melhorias nas instalações de seus alojamentos no Campus Ariquemes (RO). Agora, os alunos que lá residem poderão contar com lavanderia privativa, ampliação, liberação e adaptação de banheiros femininos, com instalação de fechaduras nas portas, e manutenção preventiva nos interruptores da residência masculina, dentre outras providências. O Instituto informou, ainda, que está andamento a elaboração de projeto para a construção de novos alojamentos para mais 200 alunos.

O MPF passou a apurar as más condições dos alojamentos após receber denúncia do pai de uma aluna, menor de idade, informando que o alojamento em que as estudantes ficavam funcionava em uma sala improvisada e não em um cômodo apropriado, como um quarto, com banheiros em número insuficiente e sem ventilação. As condições precárias faziam com que as alunas tivessem que usar o sanitário de uma quadra de futebol, sem segurança adequada. Além disso, o banheiro do quarto dos meninos estaria com vasos quebrados e portas danificadas, entre outros problemas.

Ao receber a notícia, o MPF pediu a colaboração do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) para que designasse um servidor para realizar uma inspeção no local, que constatou as condições inadequadas dos alojamentos. Com base no relatório da inspeção, o MPF cobrou informações do IFRO sobre as medidas a serem adotadas para a correção dos problemas.

Em resposta, o Instituto explicou que adotou as providências citadas para ampliar e melhorar as instalações atuais dos alojamentos, bem como enviou relatório com fotos para comprovar as reformas efetuadas. O IFRO relatou que tem sofrido com bloqueios e cortes orçamentários, além da redução crescente da Lei Orçamentária Anual destinada à instituição. Ainda assim, afirmou que tem buscado recursos junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) para implementar projetos de construção de novos alojamentos.

Projeto de novos alojamentos — O Instituto informou que está em andamento a elaboração dos projetos básico e executivo da nova residência estudantil do Campus Ariquemes, voltados para a construção de novos alojamentos femininos e masculinos, com área total de 1.883 m² (941,50 m² para cada alojamento).

De acordo com o IFRO, a demanda de obra visa à construção de alojamentos para 100 alunos masculinos e 100 alunas femininas e é uma ferramenta essencial para atender à crescente demanda e garantir que os estudantes possam se concentrar em seus estudos sem a preocupação constante com a moradia. No momento, o IFRO ressaltou que não dispõe de orçamento suficiente para atender a essa demanda, mas que busca o apoio da SETEC para viabilizar a execução da obra.

IFRO — O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica que atua, ainda, na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços em estreita articulação com a sociedade.

 

Assessoria de Comunicação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA