Colunistas

É O PRESIDIÁRIO DE TORNOZELEIRA  QUERENDO VOLTAR AO PODER

Colunistas

Só no Brasil, um país que vive uma das maiores crises morais da história de um país latino americano (essa região ao sul do Planeta, que já viu quase tudo, mas faltava, claro, esse decadente e lastimável episódio da canalhice verde e amarela), que um criminoso condenado ainda dá as cartas na política. Sentenciado a 32 anos de cadeia, corrupto contumaz, idealizador e executor de um dos maiores e mais condenáveis sistema de corrupção que se tem notícia nessa parte do mundo (chamado de Mensalão); denunciado em vários processos que ainda sequer foram julgados e que, se condenado poderá ter sentenças de até um século, só aqui mesmo, nessa terra da tristeza, do lamento, mas da gozação com a cara da grande maioria da população, é que leis que protegem o crime deixariam em liberdade um perigoso condenado como o ex ministro José Dirceu. Não importa sua condenação a três décadas de cadeia. O Supremo acha que ele é inofensivo e pode ficar em casa, tranquilamente, apenas acompanhado do sua indefectível tornozeleira eletrônica. Aquela mesmo que alguns bandidões usam para sair da ´prisões, para continuar praticando seus crimes fora das celas. Segundo a revista Istoé, dessa semana, “José Dirceu voltou a operar nas sombras”. E vai mais longe. Publica ainda que “enquanto não retorna ao cárcere, o petista age nos bastidores: recebe companheiros em casa, influi nas decisões do PT, insufla a militância e mantém conversas de coxia com o ex-presidente Lula”.

A revista, de circulação nacional, amplia suas denúncias. Afirma que ‘a alegação oficial é de que o petista tem aproveitado o tempo fora do cárcere – exíguo, já que ele pode regressar à cadeia qualquer momento, basta que a segunda instância ratifique decisão do juiz Sergio Moro – para ficar em casa e desfrutar dos momentos com a família. Conversa fiada. Dirceu tem agido nas sombras. Mal completou dois meses de liberdade e o ex-capitão do time de Lula parece ter readquirido ritmo de jogo”. Como se fosse apenas um preso político injustamente condenado, sem nunca ter cometido qualquer crime, Dirceu chegou a emitir recado à  militância petista., através de uma mensagem gravada: “precisamos ocupar as ruas desse País. Precisamos reconquistar aquilo que ganhamos quatro vezes, que é o governo do Brasil”. Uma vergonha a mais para o Brasil e os brasileiros. Os mais pessimistas comparariam a uma espécie de  Fernandinho Beira Mar da política, querendo voltar ao poder. Para que? Perguntem ao juiz Sérgio Moro, que o condenou a 32 anos de prisão, que sabe  responder…

 

 

 

 

 

MENOS DE TRINTA

Não passaram de 30. Isso mesmo. Três dezenas. Embora nas redes sociais muita gente esteja vociferando contra o reajuste das passagens de ônibus, muitos ilustrando comentários com mentiras absurdas, o protesto convocado para o sábado de manhã, em frente à Prefeitura da Capital, foi ridículo. Partidos nanicos e sindicatos tentaram criar um factoide, chamando a população para a rua. Foi lamentável. Só o mesmo grupelho de sempre, em torno de duas dúzias e meia, com cartazes improvisados, deixou sua rotina para participar do tal encontro. Se todos dessem nome e endereço, não preencheria meia folha. Está na hora dessas entidades, sindicatos e nanicos acharem outras formas de protesto, porque chamar a população para a rua apenas para faturar politicamente, não está funcionando mais. O reajuste da tarifa é uma coisa boa? Claro que não é. Mas sem ela, as empresas de ônibus não sobrevivem. O ex  prefeito Mauro Nazif conseguiu destruir o sistema anterior, ao deixar o antigo consórcio sem aumento durante todo seu mandato. Não resolveu nada e só prejudicou empresas e usuários. A atual administração, ainda bem, não vai repetir esse erro.

 

TROCA SILENCIOSA

Silêncio total na Prefeitura da Capital, sobre a substituição, com pouco mais de seis meses no cargo, de um dos mais importantes secretários municipais, o da Educação. Sem informar a população sobre os motivos que o fez, o  prefeito Hildon  Chaves, exonerou Zenildo Gomes, mesmo com elogios que ele vinha realizando em seu trabalho. O novo titular do cargo (não se sabe até quando), é  Marcos  Aurélio Marques, que tem muitas qualificações para o posto, inclusive com graduações de Português e Inglês, entre outros títulos. Marcos Aurélio era o adjunto e em seu currículo tem também o trabalho realizado como analista pedagógico do Grupo Athenas, o grupo educacional de HIldon e sua família. Não há nada contra a mudança, porque o administrador tem o amplo direito de mudar quando e quem quiser. O único senão é a falta de transparência nessas mudanças. Alguém aí ouviu alguma informação oficial sobre o porquê da troca?

O POVO NAS RUAS

Carente de grandes eventos públicos de qualidade (o que se vê por aqui são shows caríssimos desses cantores sertanejos horrorosos, que destruíram a música popular brasileira), quando aparece alguma promoção gratuita, de grande porte, na Capital, a presença do público é imensa. Foi o que aconteceu nesse sábado, na área da Base Aérea, com a presença de milhares de pessoas para visitarem as aeronaves expostas, participarem de várias festividades e ainda para acompanharem de perto um show da sempre espetacular Esquadrilha da Fumaça. O final da tarde culminou também com grande público no Espaço Alternativo. Muita gente que iria para outra área de lazer da cidade (o Parque Circuito) desistiu, porque ali é área de drogados e marginais, de que vez em quando trocam tiros entre si, apavorando os frequentadores.

CRIMINOSA INVERSÃO

Em terra que ninguém manda, cada um manda do seu jeito, porque todos mandam. É o que acontece nessa terra da impunidade, onde, dependendo de quem é o cidadão, sua origem, seus defensores, seus grupos, ele pode cometer ou não algum crime. Por exemplo: motorista trabalhador que protestar e fechar alguma rodovia federal, vai preso. É repreensão na hora. Mas quando é quem se diz sem terra, sem isso, sem aquilo ou dá carteiraços de movimentos populares, aí pode. A mesma lei é para apenas alguns. O que isso estimula? Ora, com tanta impunidade, basta se apresentar como “dimenor”, por exemplo, para cometer os mais terríveis crimes, sem problema algum. Inventou-se “internações” provisórias e não importa se o cara chacinou uma família ou matou dez vezes, quando fizer 18 anos ele sai limpinho”, como se tivesse sido um cidadão de bem.  Deve ser por isso que todos os dias sócio educadores estão sendo agredidos pelos “dimenor”. As vítimas têm que se cuidar, porque se reagirem aos ataques desses criminosos, aí a lei, que é moleza para  bandido, cai com toda a força sobre a cabeça de quem é do bem. Um dia essa vergonha inominável e essa criminosa inversão de valores vai acabar. E não vai demorar muito…

PRESIDENTE INSEPULTO

Pode ser ainda essa semana, mas da outra, certamente, não passa. O PSDB e o DEM vão abandonar o presidente Michel Temer e a tendência é que Rodrigo Maia, o presidente da Câmara Federal, assuma o estante do governo. O discurso vai ser o de que Temer não se sustentava mais no cargo desde a divulgação das gravações divulgadas pelo empresário Joesley Batista, no acordo de delação premiada que fez com o Ministério Público. Com a Rede Globo apresentando um noticiário faccioso, numa luta incansável para derrubar o atual Presidente da República (a História ainda vai contar o porquê disso); sem apoio no Congresso e muito menos nas ruas, onde chegou a índices de rejeição nunca dantes visto em Presidentes, desde o fim do regime militar, Michel Temer é um ex Presidente que insiste em se manter a qualquer custo no cargo. Certamente não terá a grandeza de renunciar, como não a teve Dilma Rousseff. A pá de cal na sepultura política de Temer deve ser colocado ainda nessa semana. O que falta saber é quando e por quem ela será colocada.

A MORTE RONDA O ORGULHO

Em três dias, três jovens assassinados na Capital. Todos na zona leste. Dois deles numa praça esportiva. Mais três vidas perdidas para a violência. O assassinato registrado nesse sábado, ocorreu no Orgulho do Madeira, um conjunto de prédios com habitações populares, que já abriga quase 15 mil pessoas, mas que não tem praticamente qualquer estrutura de educação, de segurança, de lazer. Não há policiamento na área, onde traficantes já tomam conta de apartamentos e há denúncias de que moradores, temendo por suas vidas, estão deixando seus imóveis recém ganhos e onde os criminosos já estariam tomando conta. O tráfico de drogas já é um problema grave na região e os criminosos, sem serem molestados, vão espalhando seus tentáculos, desesperando muita gente do bem que sonhou com a casa própria durante toda a vida e que agora, quando conseguiram, correm o risco de morte todos os dias. Não tem mais como empurrar com a barriga: a PM tem que se instalar por lá, urgente…

PERGUNTINHA

Você sabia que em algumas horas neste sábado, o Brasil teve três Presidentes da República ao mesmo tempo, com Temer voltando da Alemanha; Rodrigo Maia voltando da Argentina e Eunício Oliveira, que estava substituindo os dois?

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA