Rondônia

Economia verde aplicada ao ensino profissionalizante tem caso de sucesso em Rondônia

Rondônia

Empreendedores  que planejam lançar uma agroindústria e explorar os potenciais do Buriti distribuem produtos derivados da palmeira

Um exemplo de sucesso da bioeconomia aplicada ao ensino profissionalizante em Rondônia foi destaque no Workshop em Sistemas Integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta, realizado no Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), nos dias 20 e 21 de novembro. Durante o evento, egressos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), formados recentemente no Curso Técnico em Agronegócio na comunidade de Perobal, distrito de Vilhena, apresentaram produtos desenvolvidos a partir do buriti. Agora, os recém-formados estão se preparando para lançar uma agroindústria com o objetivo de explorar de forma sustentável o potencial da palmeira, típica da região amazônica.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o empreendedorismo dos estudantes do ensino profissionalizante inspira o governo a continuar investindo no fortalecimento e expansão da educação técnica no estado.

EMPREENDEDORISMO

Parte da programação aconteceu em uma propriedade rural

Segundo Ester Corsina Lemes, 49 anos, integrante da equipe que apostou no empreendedorismo verde, a ideia surgiu em uma aula de gestão ambiental. O curso, realizado na Escola Progresso, na Zona Rural do Cone Sul, foi promovido pelo Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Idep localizada em Pimenta Bueno. “Estamos produzindo bolo, mousse, trufas, geleias, sucos, polpas, doce de corte e doce de pote”, detalhou a empreendedora.

A empreendedora também ressaltou que o grupo tem apresentado seus produtos em feiras de negócios, buscando ampliar a visibilidade e fortalecer o mercado para os itens à base de buriti.

A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, acompanhou os ex-alunos da instituição no Workshop e destacou a relevância da bioeconomia no mercado de trabalho atual. “Com a consciência ambiental cada vez mais presente na sociedade, aqueles que se qualificam para atuar na economia verde têm um futuro promissor pela frente.”

Marcelo Nunes, coordenador de bioeconomia do Projeto Profissionais do Futuro — uma cooperação técnica entre Brasil e Alemanha que promove capacitação para a economia verde — elogiou a iniciativa dos empreendedores formados pelo Idep. “A exploração econômica do buriti pelos estudantes agrega valor a essa palmeira na região, tornando-a uma fonte de inspiração para outros empreendedores locais”, salientou o coordenador, que também foi um dos palestrantes do evento.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro

Publicados

em

A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública. 

A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.

Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.

A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados ​​em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos. 

Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:

https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/

Formulário eletrônico:

https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA