Rondônia
Energisa compra em Rondônia equipamentos de proteção individual (EPI’s) para uso próprio e doação
Rondônia
Fio: Aquisição de produtos doados para Hospital de Base e exportados para as distribuidoras do Acre e Mato Grosso é parte das iniciativas de incentivo à economia do estado previstas no movimento Energia do Bem
Em junho, a Energisa realizou novas ações de apoio ao estado de Rondônia no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Seguindo as premissas do movimento Energia do Bem, criado pelo grupo para apoiar o enfrentamento da crise humanitária provocada pela Covid-19, que tem reflexos na saúde e na economia, a distribuidora comprou no estado Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para doação para o Hospital de Base, em Porto Velho, e para uso próprio. Mais de 110 mil máscaras foram adquiridas em empresas do estado. Mais da metade delas serão exportadas para o Acre e Mato Grosso.
O diretor-presidente da concessionária, André Theobald, ressalta que desde os Equipamentos de Proteção Individual dos colaboradores até itens para doação são adquiridos em Rondônia. “Também incentivamos que nossos parceiros façam o mesmo e prestigiem o comércio local, contribuindo para a continuidade dos empregos e para a retomada da economia. Estamos todos unidos em uma corrente, usando a nossa Energia para fazer o Bem”, diz.
As empresas Zared, de Cacoal, e a Oficial Uniformes, de Ji-Paraná, produziram as 110 mil máscaras, que serão entregues aos colaboradores da distribuidora em Rondônia, Acre e Mato Grosso. O empresário Clevisson Oliveira Pinto, da Zared de Cacoal, conta que tem 25 funcionários e que há 18 anos atua na confecção de uniformes e roupas para revenda de lojas. Ele viu as vendas caírem com a pandemia, mas logo se adaptou para produzir máscaras. “Agradeço a Energisa por ter nos prestigiado. Com certeza, isso colabora para que possamos manter a empresa aberta e os empregos dos nossos colaboradores”, afirma.
Uma doação = duas boas ações
Como parte do Energia do Bem, a Energisa também doou para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, de Porto Velho, utensílios essenciais para a proteção das equipes médicas. As compras também foram realizadas em empresas de Rondônia, como a Labiotek, que há 20 anos atua no comércio e serviços hospitalares, entre os quais tubos para coleta de exames microbiológicos e detergentes enzimáticos. “Com o aumento do fornecimento de produtos, nós conseguimos manter os empregos dos nossos funcionários, mantendo os produtos em uma margem favorável para que não falte aos nossos clientes”, afirma Matheus Silva, biomédico da Labiotek.
Entre os itens doados, alguns não são específicos para o setor hospitalar. São cestos de plástico, caixas organizadoras e potes descartáveis que serão utilizados como apoio para o armazenamento dos protetores faciais (face shields) que são enviados para desinfecção, dessa forma evitando a contaminação e proliferação do vírus pelos corredores do hospital. Mesmo nesses casos, a empresa tem privilegiado as compras locais.
A diretora-geral do Hospital de Base, Raquel Gil, explicou que esses materiais serão utilizados pelo corpo médico responsável pelo tratamento de pacientes do Coronavírus e agradeceu o apoio da Energisa nesse momento tão delicado. “Agora toda ajuda é bem-vinda. Uma grande equipe será beneficiada, além dos pacientes, vamos proteger a saúde de médicos, clínicos gerais, obstetras, técnicos em enfermagem e enfermeiros”.
Energia do Bem
O Grupo Energisa criou o Energia do Bem para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela doença. O movimento está presente nos 11 estados em que a empresa atua. Em todos os estados, o investimento do grupo será de cerca de R$ 5 milhões em ações que incluem doação e manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações confiáveis sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social.
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar