Colunistas
Eyder Brasil precisa de um milagre para vencer a corrida pela Presidência da Assembleia de Rondônia; comando oposicionista pode engessar governo Rocha
Colunistas
O grupo que vai apoiar o governador Marcos Rocha na Assembleia Legislativa precisa, urgentemente, de um milagre. Se os números divulgados pelos oposicionistas, liderados pelos deputados Alex Redano (PRB) e Laerte Gomes (PDSD), são verdadeiros, essa turma já estaria comemorando a vitória na disputa pela Presidência e pela Mesa Diretora do parlamento rondoniense, com 17 votos conquistados. Aos governistas, restariam apenas sete. Tem alguma base real, esse número que levaria os opositores do novo governo ao poder, na Assembleia?
Não se tem certeza, mas há indícios. Um deles: foram realizados até agora exatos 14 jantares. Nos últimos, todos os que estariam fechados compareceram. Os encontros têm confirmado que a chapa liderada pelos dois experientes políticos (Redano vem de uma reeleição em Ariquemes e é nome quentíssimo para disputar a Prefeitura em 2020 e Laerte Gomes, ex prefeito de Alvorada também se reelegeu com facilidade, agora tendo sua base eleitoral em Ji-Paraná), tem força, embora não se saiba se a terá até o dia da escolha da nova Mesa. Há tanto otimismo no grupo que já se discute qual dos dois assumirá nos primeiros dois anos e qual deles ficará com o tempo restante, no comando da Casa.
Até porque as forças governistas entraram na briga bastante tempo depois que a turma opositora já estava agindo há tempo. Não se diga que tudo já está definido, porque em política tem gente que já viu até cavalo voar. Mas se a turma do governo não entrar com tudo, buscando apoios para seu candidato, o deputado Eyder Brasil (PSL), pode-se dizer que as chances de mudança no quadro desenhado, só seriam alcançadas com um verdadeiro milagre, embora muita gente ainda acredite que milagres existem.
O governador Marcos Rocha corre sim o risco de ter uma Assembleia formada por um grupo opositor dos mais fortes que, se quiser (não vai querer?), pode transformar sua administração num inferno. Quem conhece política sabe o que se está dizendo. Por trás desse grupo forte, há, claro, movimentações de políticos que estão trabalhando duro para que o resultado final seja contra os novos comandantes do Palácio Rio Madeira/CPA. Como no Brasil mal termina uma eleição, já começa outra, os derrotados de outubro estão de olhos voltados para o futuro, porque tem nova eleição em 2020.
Alex Redano, por exemplo, será um duro adversário do governo, já que seu mais provável adversário em Ariquemes, na disputa pela Prefeitura, será o atual prefeito, Thiago Flores, do PSL e do partido de Rocha. Laerte Gomes é uma liderança política consolidada e poderá ser uma voz cada vez mais forte, no parlamento. Pelos corredores da Assembleia, antes desse fim de semana, por coincidência quando já começou a mudança do parlamento para o prédio novo, na Calama com Farquar, a sucessão era o grande assunto. Tirar a vitória do grupo opositor, há quem ache que será uma espécie de missão quase impossível. O governo de Marcos Rocha começa, então, com esse grande e vital teste da sua força política. Conseguirá reverter uma situação que há alguns dias parecia perdida?
OS NOMES DOS DOIS LADOS
Alguns nomes que participam do grupo opositor, segundo as conversas (obviamente não oficiais), que envolvem os corredores da Assembleia e os bastidores da política, são figuras carimbadas na vida publica rondoniense. Mas há também caras novas. Além de Alex Redano (PRB) e Laerte Gomes (PSDB), um dos principais nomes do grupo é Jean Oliveira (MDB), segundo deputado mais votado, filho do ex presidente da Casa, Carlão de Oliveira. Dois vereadores que se transformaram em deputados também estariam na turma: Jair Montes (PTC) e Marcelo Cruz (PTB). A mesma aliança teria o apoio de três deputados do PRB: o próprio Redano, além do Pastor Alex Silva e o Cabo Jhony Paixão. Há outros três, citados como da turma: Ezequiel Neiva (PTB), Chiquinho da Emater (PSB) e Ismael Crispim (PSB). Os adversários de Marcos Rocha alegam que contam ainda com nomes importantes, como os de Rosângela Donadon (PDT), Geraldo de Rondônia e Adelino Follador, mas o trio também é contabilizado à turma que estaria com Eyder Brasil. Os demais nomes ainda não estão claros. Eyder Brasil diz que, dos nomes anunciados como de apoio à oposição, ele já conversou com vários, que se mostraram dispostos a dialogar com o representante do governo e apoiá-lo. Faltam apenas 18 dias…
SILÊNCIO DE LEBRÃO
O deputado José Lebrão preferiu não falar, ao menos por enquanto, sobre uma eventual desistência da disputa pela Assembleia. Segundo o deputado Eyder Brasil, o candidato do governo à presidência da Casa, Lebrão teria aberto mão da corrida pelo comando da ALE, para apoiar à nova proposta vinda do Palácio Rio Madeira/CPA. O parlamentar mais votado na última eleição esteve no interior neste final de semana e, ao menos por enquanto, segundo sua assessoria, não quer falar sobre o assunto. Nesta próxima semana, já no novo prédio da Assembleia, que começou a ser ocupado desde o meio da semana passada (a inauguração oficial será provavelmente na próxima terça, dia 22), é possível que Lebrão se pronuncie. Nos bastidores da ALE, ouve-se que a saída de Lebrão de uma eventual disputa pela presidência da Casa não seria tão pacífica e consensual. Mas como esse assunto nunca é tratado de forma pública e oficial, não há como garantir que o parlamentar, eleito com votação expressiva para mais um mandato, esteja mesmo fora do jogo ou ainda esteja dentro. Na semana que vem, se saberá…
CARA NOVA NA CASA
Advogado e promotor de eventos, ele começou na política conquistando um mandato de vereador em sua cidade, Cacoal. Foi candidato à Prefeitura, ficando em segundo lugar. A cidade elegeu a prefeita Glaucione Rodrigues. Em outubro, ele deu um salto. Foi eleito deputado estadual, para um primeiro mandato, com 12.859 votos, numa cidade onde o eleitorado passa pouco dos 60 mil aptos a votarem. Adailton Fúria (PSD) é uma cara nova na política estadual, embora na sua região seja reconhecido por um trabalho comunitário forte, direcionado principalmente para as populações mais carentes. Ele assume seu primeiro mandato em fevereiro, afirmando que vai realizar, no parlamento estadual, o mesmo trabalho – sério e dedicado às causas mais populares – que fez durante os quatro anos de mandato na Câmara Municipal de sua cidade. Embora tenha feito a grande maioria dos votos em Cacoal – 10.256 – Adailton Fúria teve uma particularidade em sua campanha: teve eleitores nos 52 municípios de Rondônia. Vem com tudo, o jovem parlamentar!
A HORROROSA BELMONT NA PAUTA
A denúncia, feita nessa coluna na sexta-feira, de que Rondônia poderia perder suas grandes empresas distribuidoras de derivados de petróleo, caso a Estrada do Belmont continuar a porcaria que é, deu resultados imediatos. Na própria sexta, o deputado Eyder Brasil entrou no circuito. Horas depois, ele conseguiu encontrar uma hora na pesada agenda do governador Marcos Rocha, que receberá uma comissão de representantes da área, para uma conversa e busca de solução para o grave problema. O encontro está marcado para esta terça, dia 15, no meio da tarde, no gabinete do Governador. Um grupo de pelo menos oito empresários, que participará do evento, pesos pesados do setor, é também responsável pelo pagamento de algo em torno de 80 milhões de reais em ICMS todos os meses (perto de 1 bilhão de reais/ano). Todos estão sendo instados a se mudarem para o Amazonas, porque a abandonada e horrorosa Estrada do Belmont tem causado inúmeros prejuízos, não só às distribuidoras, mas também a toda a população do bairro Nacional e proximidades. Ao que tudo indica, dessa vez a obra sai mesmo do papel. Há dinheiro no orçamento de 2019 para isso, segundo informou aos empresários o ex governador Daniel Pereira.
BOLSA FAMÍLIA SÓ A QUEM PRECISA
Quando o recadastramento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família for concluído, ainda neste mês, se saberá exatamente quantas entre quase 82 mil famílias beneficiadas no Estado (algo em torno de 380 mil pessoas), recebem os valores por necessidade ou estão “encostadas” em programas sociais por malandragem e safadeza. No país inteiro, um grande levantamento dos benefícios está sendo feito, para manter as famílias mais pobres sendo assistidas e para acabar com milhares de vagabundos (incluindo políticos, parentes e até primeiras damas), que recebem o dinheiro criminosamente. Aqui em Rondônia não houve, ao menos até agora, nenhum desses escândalos, mas o recadastramento é vital para que tais atos sejam evitados. A secretária de ação social do Estado, Luana Rocha, convocou as famílias a fazerem o recadastramento e pediu apoio aos Prefeitos, para que os beneficiados em suas cidades sejam alertados sobre a importância de se apresentarem para o cadastro novo, até o próximo dia 18, nessa próxima sexta-feira. Ao contrário dos governos do PT, que transformaram o Bolsa Família num esquema de compra de votos disfarçado, no governo Bolsonaro o benefício será pago – e ampliado – apenas para quem realmente precisa.
A BR 364 MAIS ALTA E A PONTE DE ABUNÃ
Serão ainda alguns meses de sofrimento, para os milhares de motoristas que vão ao Acre, de Rondônia ou trafegam no sentido contrário. Há mais de um ano, eles sofrem horas a fio, esperando em longas filas, para chegaram até a Balsa de Abunã, indo de um lado a outro do Madeirão. A má notícia é essa. E a boa? A boa é que, provavelmente no final de abril, estarão concluídas todas as obras de elevação da BR 364, num trecho aproximado de 20 quilômetros, para evitar que a rodovia seja atingida por novas cheias, como aconteceu na megaenchente de 2014. Falta ainda a conclusão de detalhes e sinalização num trecho de 16 quilômetros, já pronto e os outros quatro quilômetros serão também totalmente concluídos até abril, segundo informação oficial do Dnit. Mas não é só apenas isso, como dizem aqueles comerciais bregas da TV: em agosto, deve ser aberta oficialmente a ponte de Abunã, sobre o rio Madeira, ligando pela primeira vez, por terra, os dois estados do norte. Tudo isso, é claro, se não houver mudança de cronograma de última hora ou cortes de verbas. Se tudo continuar dentro da normalidade, como até agora, as datas anunciadas pelo Dnit, para as duas obras, serão mantidas.
ELES MANDAM, NÓS OBEDECEMOS!
Estava demorando! Os agentes penitenciários anunciam que estão em “estado de greve”, caso suas reivindicações não sejam atendidas. Principalmente em relação ao Plano de Cargos e Salários e reajustes, que teriam sido combinados com o governo anterior e vetado já no atual governo. É uma categoria criada depois de muita pressão, importante para o sistema prisional, mas que vive em função de reivindicações sem fim. É impressionante como os servidores públicos, no geral, se afirmam como castas diferenciadas, na sociedade brasileira. Temos, na realidade, dois países. Um dos servidores públicos, uma ampla minoria, mas com direitos recheados de benefícios, feriados, feriadões, ganhos extras, bônus, auxílio moradia e por aí vai. De outro, a imensa maioria dos trabalhadores brasileiros, muitos desempregados aliás, mas que, quando estão na ativa, recebem salários ridículos, não têm benefício algum e ainda são obrigados a manter, com impostos pagos com seus minguados ganhos, toda a estrutura de vantagens e benefícios no serviço público. Para se ter ideia, no mês de dezembro, houve servidores (em Rondônia), que receberam mais de 300 mil reais em salários e outros vencimentos. Enquanto essa doença não for curada, o Brasil continuará vivendo sob o tacão das injustiças sociais.
PERGUNTINHA
Nos dois novos processos em que o ex Presidente Lula é réu (no caso do Sítio de Atibaia e no de ser acusado de ter recebido propina para a compra de um terreno para a nova sede do PT), em que as sentenças estão para sair a qualquer momento, você acha que ele será absolvido ou condenado?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Rondônia6 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo