Rondônia
Feira da Agricultura Familiar será realizada nos dias 5 e 6 de julho em Porto Velho
Rondônia
Nos dias 5 e 6 de julho, das 16h às 21h30, acontece a 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar em um empreendimento comercial e em dois condomínios de Porto Velho. O evento tem como objetivo valorizar e promover os produtos da agricultura familiar, proporcionando um espaço de comercialização direta dos produtos dos pequenos agricultores. A feira ocorre toda primeira sexta-feira do mês, e é promovida pelo governo de Rondônia. A ação é executada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa incentivar o consumo de produtos locais, fortalecer a economia da região e promover a valorização do trabalho dos pequenos agricultores. “A feira é uma oportunidade para os moradores da cidade terem acesso a produtos frescos e de qualidade, diretamente do produtor”, ressaltou.
PRODUTOS COMERCIALIZADOS
Diversos produtos serão oferecidos, provenientes da agricultura familiar, caracterizados pela qualidade, sabor e frescor. Entre esses produtos, destacam-se os embutidos e defumados, que são produzidos de forma artesanal e preservam os sabores tradicionais da culinária regional. Além disso, o mel e seus derivados, os produtos desidratados, os hortifrutigranjeiros frescos, os doces caseiros também são produtos típicos da agricultura familiar, que contribuem para a diversificação da oferta de alimentos e valorizam a cultura local. Já os artesanatos variados, feitos com materiais naturais e técnicas tradicionais, representam a criatividade e habilidade dos pequenos produtores rurais, que utilizam seus talentos para criar peças únicas e exclusivas.
Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, ao escolher consumir produtos da agricultura familiar, além de adquirir alimentos saudáveis, apoiamos e valorizamos o trabalho dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e fortalecendo a economia local.
PROGRAMAÇÃO
A 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar acontece na sexta-feira (5), em um empreendimento comercial, localizado na Avenida Rio Madeira nº 3.288, no Bairro Agenor de Carvalho. No sábado (6), a feira acontece, simultaneamente, em dois condomínios situados na Avenida Rio Madeira, nº 4.086; e na Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, nº 4.405, das 16h às 21h30, em Porto Velho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento