Política
Follador vai propor audiência sobre segurança das usinas hidrelétricas em Rondônia
Política
Parlamentar completa 38 anos de atuação política e assume seu terceiro mandato como deputado estadual, de forma consecutiva
Defensor intransigente da legalidade e das parcelas menos favorecidas da sociedade, tendo se notabilizado durante o último mandado pela defesa das causas das comunidades de Jaci-Paraná, Porto Velho e região, atingidas pelas
alagações das barragens das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, o deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta sexta-feira (1º) durante sua posse para o terceiro mandato de deputado estadual consecutivo, que vai propor uma audiência pública para debater com as autoridades e a sociedade rondoniense as condições de segurança das 22 barragens existentes no Estado.
Segundo ele, a sociedade precisa conhecer esta situação, e se ela está submetida a algum risco, ao mesmo tempo em que as autoridades precisam explicar seu papel e as responsabilidades do Poder Público, tanto em defesa do cidadão, quanto do meio ambiente em todas as suas manifestações, na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Para Follador é importante reunir todos os segmentos na Assembleia Legislativa para debater as questões que envolvem a segurança das três grandes usinas hidrelétricas de Rondônia (Samuel, Santo Antonio e Jirau), além de outras que também integram a lista das que são classificadas com algum risco para o meio ambiente e principalmente para a população.
“É nossa obrigação questionar e exigir das autoridades ambientais federais, estaduais e municipais, todas as providências relativas e vistorias de funcionamento e aos laudos de segurança”, disse o deputado.
3º MANDATO
Sua história e trajetória em Rondônia teve início ainda na juventude, liderando grupos de jovens, especialmente ligados a Igreja Católica. Candidatou-se pela primeira vez a vereador pelo Município de Ariquemes em 1982, perdendo por apenas um voto, mas na eleição seguinte foi eleito e assumiu seu primeiro cargo eletivo na Câmara de Vereadores de Ariquemes.
Mais tarde, a convite do então governador Jorge Teixeira de Oliveira, tornou-se administrador do então Distrito de Cacaulândia, e, após sua emancipação, se elegeu prefeito por três mandatos.
Também ocupou o cargo de residente da 2ª Residência Rodoviária do DER (Ariquemes), e na gestão de Confúcio Moura na Prefeitura Municipal da cidade, exerceu o cargo de secretário Municipal de Agricultura de Ariquemes, com excelentes realizações.
O mandato que se encerra, segundo ele, foi o melhor e mais produtivo, pois com a experiência adquirida, dedicação integral, participação, discussão nos mais diversos temas e atuação firme, conquistou respeito e passou a ser conhecido em todas as regiões do estado. Esse fato, de acordo com Follador, possibilitou uma contribuição sua mais efetiva para a população, trabalho que vai ser ampliado neste terceiro mandato, em benefício da população e do desenvolvimento do Estado.
O deputado é considerado um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa, presente em todas as sessões e membro das principais Comissões da Casa de Leis, como a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Agricultura e Pecuária, Comissão de Educação e Comissão do Direito do Consumidor.
Foram centenas de proposituras, projetos de lei aprovados, e importantes emendas parlamentares com o direcionamento criterioso, visando atender o maior número possível de pessoas e instituições que prestam relevantes serviços e que fazem diferença na vida das pessoas e das comunidades.
Ao todo são 38 anos de uma vida pública destacada pelo ideal de servir, com lisura e respeito ao cidadão, que trabalha e move a economia e a riqueza do Estado de Rondônia.
Polícia
PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento