Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece agricultura familiar com entrega de calcário no Vale do Paraíso

Rondônia

 

Em busca do fortalecimento da agricultura familiar, o governador Marcos Rocha realizou a entrega de 184 toneladas de calcário aos produtores do Vale do Paraíso. A entrega, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto no Parque de Exposição Manoel Januário de Souza, marca mais um passo importante na estratégia do governo estadual para impulsionar a cadeia produtiva do leite.

A distribuição do calcário, essencial para a correção do solo e melhoria das pastagens, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

O governador Marcos Rocha destacou a relevância do calcário como insumo estratégico aos pequenos produtores, especialmente aquele ligados à cadeia leiteira. “O calcário é fundamental para a melhoria das condições de cultivo e, consequentemente, ao aumento da produtividade. Estamos comprometidos em fortalecer a produção e a renda das famílias do campo em todo o estado. Esta entrega no Vale do Paraíso é parte de um esforço maior que já distribuiu mais de 10 mil toneladas de calcário a centenas de produtores em Rondônia”, ressaltou.

Entre maio e agosto deste ano, o governo estadual entregou 10.915 toneladas de calcário para 377 produtores de diferentes regiões, fortalecendo a produção leiteira, que é uma das principais atividades econômicas do estado.

Além da entrega de calcário, o governo de Rondônia entregou seis certificações do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove/RO) às agroindústrias do município. Dessas, quatro foram renovações para agroindústrias dos segmentos de polpa de fruta, derivados de mandioca e leite, enquanto duas foram novas certificações às unidades de produção de derivados de mandioca.

Texto e fotos: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA