Rondônia

Governo de RO dá posse a membros do Comitê e peritas responsáveis pela prevenção e combate à tortura no estado

Rondônia

Tomaram posse no Comitê; 10 representantes governamentais, 8 da sociedade civil e 3 peritas do Mecanismo

Em duas cerimônias realizadas na manhã desta quarta-feira (23), em Porto Velho, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), deu posse aos novos membros titulares e suplentes do Comitê Estadual para Prevenção e Combate à Tortura de Rondônia (CEPCT/RO), para o biênio 2024/2026; e às peritas que atuarão no Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT/RO), no triênio 2024/2027.

A nomeação da nova composição do Comitê ou recondução de membros foi oficializada pelo governo do estado, pelo Decreto nº 29.520, de 27 de setembro de 2024, enquanto as peritas, pelo Decreto nº 29.573, de 18 de outubro.

Ao todo, tomaram posse no Comitê, 10 representantes governamentais e seus respectivos suplentes, 8 da sociedade civil organizada também com seus suplentes, que terão como missão coordenar o Sistema Estadual de Prevenção à Tortura (SEPCT), propondo políticas, avaliando e monitorando ações relacionadas ao enfrentamento à tortura em Rondônia​.

As três peritas que compõem o MEPCT/RO, uma delas reconduzida ao cargo, serão responsáveis pelas inspeções regulares em locais de privação de liberdade para prevenir e identificar casos de tortura, investigar denúncias, avaliar as condições das unidades prisionais e emitir recomendações ao governo para o aprimoramento das políticas de combate à tortura. Antes de serem nomeadas, as peritas passaram pelo processo de seleção, que incluiu arguição pública realizada por uma comissão do CEPCT/RO, seguida de uma sabatina na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO).

SOBRE O COMITÊ

Criado pela Lei Estadual n° 3.262/2013, o CEPCT atua em colaboração com o Comitê Nacional e outros órgãos, recomendando e apoiando a implementação de políticas públicas. A composição é feita entre órgãos governamentais, como a Seas, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conselho Estadual de Direitos Humanos (Consedh/RO), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e Assembleia Legislativa (ALE/RO); e organizações da sociedade civil, que são a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho da Comunidade da Execução Penal, Conselho Tutelar, Conselho Regional de Psicologia (CRP), Pastoral da Terra, instituição de ensino superior de Ji-Paraná, Associação de Familiares e Amigos de Presos (Amparar) e a Comunidade Cidadã Livre.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA