Rondônia
Governo de RO discute restauração da vegetação nativa na Amazônia durante COP29
Rondônia
Com o intuito de integrar esforços de preservação ambiental com a valorização do potencial econômico da floresta em pé, o governo de Rondônia reuniu nesta segunda-feira (18) com líderes globais e especialistas para discutirem casos bem-sucedidos de restauração ecológica na região, evidenciando como as práticas podem ser ampliadas e replicadas em diferentes contextos. O encontro ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontece de 11 a 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão, e consolida a Amazônia como um pilar do desenvolvimento sustentável.
A reunião serviu para apresentação de experiências práticas, mostrando que a restauração florestal vai muito além do simples replantio de árvores e destacando projetos que integram agricultura sustentável, criação de empregos locais e o uso de produtos da floresta, que têm impulsionado cadeias de valor, como as de alimentos, medicamentos e cosméticos. Além disso, as iniciativas promovem a recuperação da qualidade da água, regeneração dos solos e criação de corredores ecológicos, fortalecendo, tanto os ecossistemas quanto as comunidades amazônicas que se beneficiam diretamente dessas transformações.
A COP é um espaço importante para o diálogo e a cooperação entre os países, com o objetivo de debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, a restauração da vegetação nativa é uma ferramenta para transformar desafios em oportunidades na Amazônia. Ao unir o fortalecimento dos ecossistemas com o desenvolvimento econômico das comunidades, o Brasil pode consolidar sua posição como líder na agenda ambiental global. “Essa visão integradora, reafirma o potencial da floresta em pé como uma solução estratégica para combater as mudanças climáticas e promover a prosperidade sustentável na região.”
De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, o evento foi uma oportunidade para fomentar o diálogo entre gestores públicos, empresas, cientistas e comunidades locais sobre formas de financiar e expandir as iniciativas. “Parcerias estratégicas e investimentos inovadores foram apontados como fundamentais para viabilizar a restauração em larga escala. Ao adotar práticas que promovem o equilíbrio entre preservação ambiental e geração de renda, a restauração se torna uma aliada poderosa no cumprimento dos compromissos globais de sustentabilidade assumidos pelo Brasil.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou uma blitz educativa, em Porto Velho, como parte da campanha “Álcool e Direção”. A iniciativa, intitulada “Calma Vai de Boa”, reforça a importância de comportamentos responsáveis ao volante. Durante a ação, que aconteceu na quinta-feira (19), 95 condutores foram abordados e assistiram a um vídeo educativo que alerta sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. O objetivo é conscientizar motoristas e promover mudanças de atitudes no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
O diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Welton Roney esclareceu que, “os trabalhos incluem orientação, prevenção e correção quando necessário. Em casos graves, como a identificação de condutores embriagados ou inabilitados, realizamos as medidas administrativas para evitar riscos à segurança de todos.”
Além do foco no álcool e direção, a blitz também corrigiu outras irregularidades no momento da abordagem, como o transporte inadequado de crianças sem cadeirinha ou em motocicletas, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança.
AÇÃO INTEGRADA
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a operação, que conta com a participação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), visa educar condutores, fortalecendo a construção de um trânsito mais humanizado e seguro. “A união das instituições de segurança pública fortalece a cultura de respeito e segurança nas vias públicas, beneficiando toda sociedade.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025