Rondônia

Governo de RO e Força Nacional do SUS se reúnem com municípios para fortalecer ações de saúde contra incêndios e crise hídrica

Rondônia

O governo do estado reforçou o atendimento nas comunidades indígenas com medicamentos e suporte médico 

Com o objetivo de fortalecer as ações de saúde para proteger as comunidades indígenas afetadas pelos incêndios florestais, na maioria criminosos e pelos efeitos da crise hídrica em Rondônia, o governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), participou de uma visita técnica com a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) em Ji-Paraná, na quinta-feira (26).

Essa colaboração buscou identificar as necessidades das populações vulneráveis, elaborar planos de contingência para enfrentar os desafios impostos pela estiagem, garantir assistência necessária às comunidades mais impactadas, e promover uma resposta eficaz diante das adversidades ambientais.

NECESSIDADES E PLANO DE CONTINGÊNCIA

Um mapeamento está identificando necessidades emergenciais

A Sesau, em colaboração com os técnicos do Ministério da Saúde, está realizando um mapeamento para identificar as necessidades emergenciais e elaborar um Plano de Transição de Contingenciamento de Mitigação de Danos.

Esse plano busca atender, tanto à população indígena quanto às demais comunidades que estão isoladas neste momento, com um esforço conjunto que envolverá também outros gestores interinstitucionais.

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, a partir dessa visita, um plano de ação será desenvolvido e subsidiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o governo do estado. “A Sesau se comprometeu em trabalhar em conjunto para levantar os vazios assistenciais no estado e desenvolver um protocolo de atendimento que atenda essas necessidades”, destacou.

O secretário enfatizou ainda que, o trabalho conjunto será direcionado à aplicabilidade de um protocolo de atendimento para mitigar os impactos da fumaça oriunda de queimadas classificadas como infratoras, assim como os efeitos da crise hídrica. “Estamos comprometidos em mitigar os impactos das queimadas e da crise hídrica que afetam diretamente a saúde da população. Isso só será possível por meio de uma ação coordenada entre o governo do estado, a Força Nacional do SUS e outras entidades de saúde”, ressaltou.

PARTICIPAÇÃO

O encontro reuniu a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), Sesau e gestores de saúde dos municípios de Jaru, Presidente Médici, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Seringueiras, Cacoal e Espigão do Oeste, entre outros da região Central do estado. Além dos representantes municipais e estaduais, também participaram do evento membros do Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei) de Vilhena, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃOS

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Missões estratégicas e humanitárias marcam ações de proteção e resgate em 2024

Publicados

em

O CBMRO recebeu reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais nos parques de Rondônia 

O ano de 2024 foi marcado por avanços nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A corporação se destacou pela ampliação da infraestrutura, modernização tecnológica, capacitação de equipes e operações marcantes em diferentes frentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em equipamentos, estruturas e capacitações fazem a diferença no atendimento aos rondonienses, garantindo mais proteção para população.

Em 2024, o CBMRO realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emergências urbanas e desastres naturais. Apostando em inovação, foram adquiridas viaturas especializadas, drones e equipamentos de resgate de alta performance. Essas ferramentas aumentaram a eficiência e segurança das operações, especialmente no combate a incêndios e em situações de resgate em áreas de difícil acesso.

Foram mais de 20 mil atendimentos em 2024, incluindo emergências urbanas e desastres naturais

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O planejamento estratégico da Corporação durante o período desafiador dos incêndios florestais resultou em uma redução significativa dos focos de incêndio criminosos em áreas críticas como Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Costa Marques. O helicóptero Falcão 2, equipado com o sistema Bambi Bucket com capacidade de arrebatar 450 litros d’água, desempenhou papel essencial no combate aéreo.

O governo de Rondônia contratou ainda 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim.

EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA

Entre os avanços, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura

Dentre os avanços no ano, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura, um equipamento pioneiro que amplia o padrão de treinamento dos bombeiros nas operações em locais elevados. Também foi entregue o novo Centro de Ensino da Corporação, considerado referência para a formação e qualificação dos militares.

A expansão da infraestrutura contemplou, ainda, a entrega do quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) e o início da construção de duas novas unidades: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Pimenta Bueno, e o Quartel de Buritis. As melhorias ampliam o alcance operacional da instituição em regiões estratégicas.

VALORIZAÇÃO

A formação continuada também foi evidenciada em 2024. A participação dos servidores em cursos nacionais e internacionais, abordando temas como combate a incêndios florestais e resgates complexos, resultou em uma tropa ainda mais qualificada e preparada para os desafios.

Missão humanitária atendeu as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

MISSÃO HUMANITÁRIA

Um dos momentos mais marcantes de 2024 foi a missão humanitária realizada pelo governo de Rondônia para atender às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o CBMRO atuou fora do estado. A equipe realizou 553 atendimentos diários, incluindo resgates, transporte aeromédico e distribuição de donativos.

O governo enviou, por meio do CBMRO, viaturas, embarcações, drones e outros equipamentos de salvamentos, necessários para atuação em situações de desastres. Para compor as equipes da Força-Tarefa, foram designados militares de todo estado. Durante a operação foram utilizadas uma aeronave “Caravan”, quatro caminhonetes e duas embarcações.

As equipes foram compostas por:

Governo de Rondônia entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária

  • Dois binômios;
  • Dois pilotos;
  • Dois copilotos;
  • Dois operadores aerotáticos;
  • Um enfermeiro;
  • Dois médicos; e
  • Demais militares especialistas em salvamento terrestre.

No retorno a Rondônia, o governo do estado entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária. Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, a operação demonstrou a capacidade técnica e a solidariedade dos bombeiros de Rondônia. “Foi uma missão desafiadora e histórica para nossa corporação. Mostramos que estamos preparados para atuar não apenas em Rondônia, mas em qualquer lugar onde nossa ajuda seja necessária”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA