Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Governo de RO investe na aquisição de equipamentos para prevenir aumento de casos de dengue

Rondônia

Equipamento somente será usado em casos emergenciais contra eventuais surtos da dengue

Com a aproximação do período das chuvas, o chamado inverno amazônico, época do ano propícia à proliferação de criadouros do mosquito da dengue especialmente em quintais e terrenos baldios, o governo do estado se prepara para fortalecer as ações visando enfrentar os desafios de eventuais focos de dengue que possam surgir em Rondônia. Para isso, na segunda-feira (14), o governo do estado entregou para o município de Porto Velho três motores de Ultra Baixo Volume (UBV), utilizados no controle químico do Aedes aegypti. A ação aconteceu por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os órgãos ligados à saúde pública devem estar preparados para enfrentar e combater o mosquito da dengue no período mais crítico, que é durante o período chuvoso. “Nessa guerra, vamos lançar mão de todas as armas adequadas e necessárias”, salientou.

A Agevisa já tinha feito treinamento de agentes de endemias do município de Porto Velho na quinta (10) e sexta-feira (11) da semana passada, para uso de um novo produto na eliminação de criadouros de mosquito; um larvicida biológico que contém uma bactéria que libera cristais de proteína que matam as larvas dos mosquitos, considerado seguro para humanos e animais domésticos.

MOTOR DE ULTRA BAIXO VOLUME

Os equipamentos entregues na segunda-feira, para o controle químico do Aedes aegypti, são utilizados no controle de fêmeas adultas para bloqueio de transmissão e de surtos ou epidemias. O UBV só é recomendado em situações de emergência, quando o controle preventivo não é suficiente.

“O governo do estado entregou esses equipamentos para fortalecer as ações de controle e combate às arboviroses, visando a eliminação em massa de criadouros do Aedes aegypti, se houver necessidade. Importante destacar que seguimos sempre um protocolo de ações para resguardar a segurança da população e dos técnicos envolvidos, minimizando a necessidade do uso de agrotóxicos e  seus consequentes impactos ambientais”, explicou o diretor-geral.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA