Pesquisar
Close this search box.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Governo de RO realiza 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos para aprimorar práticas sustentáveis

Rondônia

Com o intuito de aprimorar as práticas de gestão de resíduos sólidos no estado, o governo de Rondônia, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da região Central de Rondônia (Cisan Central-RO), deu início na terça-feira (12), ao 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos; que segue até quinta-feira (14). O seminário reúne técnicos e profissionais da área ambiental para debater temas estratégicos relacionados à gestão de resíduos sólidos e acontece no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Ariquemes.

De iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o seminário enfatiza a importância de uma gestão integrada e eficiente dos resíduos sólidos para preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, focando em práticas sustentáveis intermunicipais. No primeiro dia, foram discutidos temas como coleta seletiva e indiferenciada de resíduos urbanos, limpeza urbana, e a integração da população e recicladores no manejo de resíduos, oferecendo uma visão abrangente dos desafios e soluções no setor.

Evento reúne técnicos e profissionais da área ambiental para debater temas estratégicos

O  governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de uma gestão integrada e eficiente dos resíduos sólidos para preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do estado. “As discussões têm como foco as práticas sustentáveis que possam ser aplicadas de forma intermunicipal, permitindo que municípios colaborem na busca por soluções comuns ao tratamento de resíduos e na implementação de políticas públicas de saneamento mais eficazes.”

De acordo com a diretora executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover, o evento fortalece o empenho do governo com a gestão sustentável de resíduos sólidos. “O seminário representa um espaço fundamental para trocarmos experiências, compartilharmos desafios e unirmos esforços em prol de práticas que beneficiarão o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades. A Sedam promove ações concretas e duradouras, para construir um estado mais limpo, verde e responsável às futuras gerações”, salientou.

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Lucas Nunes de Freitas Lima
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA