Rondônia

Governo de RO realiza entrega de equipamentos agrícolas para agricultores familiares de 22 municípios

Rondônia

Entrega aconteceu na regional da Seagri de Ji-Paraná, e reuniu prefeitos e representantes rurais de vários municípios de Rondônia

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida dos agricultores, o governo de Rondônia realizou a entrega de equipamentos e maquinários agrícolas para 22 prefeituras do estado, na terça-feira (2), na regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) de Ji-Paraná. Os equipamentos irão atender às necessidades dos produtores rurais, oferecendo infraestrutura básica e condições essenciais ao desenvolvimento das atividades agrícolas.

A entrega reuniu prefeitos e representante rurais dos municípios de Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, São Miguel do Guaporé, Urupá, Pimenteiras do Oeste, Seringueiras, Ariquemes, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, São Francisco do Guaporé, Alto Paraíso, Nova Brasilândia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, Alvorada do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Chupinguaia, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru e Novo Horizonte d’Oeste.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação visa garantir melhores condições de trabalho e vida para os agricultores. “A entrega de equipamentos e maquinários agrícolas é fundamental para aumentar a produtividade no campo, e assim facilitar as atividades agrícolas e promover a sustentabilidade das propriedades rurais”, evidenciou.

INVESTIMENTOS

Parceria é essencial para garantir as atividades e promover a sustentabilidade das propriedades rurais

O investimento total foi de R$ 5.227.083,71 (cinco milhões, duzentos e vinte e sete mil, oitenta e três reais e setenta e um centavos), provenientes de recursos do tesouro estadual, emenda da deputada estadual Gislaine Lebrinha, e recursos da bancada federal, da ex-deputada federal Jaqueline Cassol. O recurso possibilitou a aquisição de plantadeiras, carretas agrícolas, tratores, colhedoras de milho, secadores de café, entre outros equipamentos, de acordo com as necessidades e potencialidades de cada município.

De acordo com o titular da Seagri, Luiz Paulo, ao investir na infraestrutura básica e nas condições necessárias para o desenvolvimento das atividades agrícolas, o estado contribui para o fortalecimento da economia local, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população rural. “A parceria com as prefeituras e os deputados é essencial para viabilizar esses investimentos, e garantir o sucesso das ações. Com iniciativas como essa, é possível impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, contribuindo à segurança alimentar, preservação ambiental e o fortalecimento da economia rural no estado,” pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA