Rondônia

Governo de RO reforça parceria com Noruega para desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento na COP29

Rondônia

As parcerias são vistas como fundamentais para o equilíbrio entre conservação e crescimento econômico

Com o objetivo de debater propostas de cooperação e explorar oportunidades de investimentos, o governo de Rondônia participou na terça-feira (12), de uma reunião com a embaixada da Noruega. O encontro foi realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão, e representou um passo importante para o estado na ampliação de parcerias internacionais em prol da sustentabilidade e desenvolvimento econômico da Amazônia. Na oportunidade, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) destacaram algumas das principais iniciativas em andamento em Rondônia, voltadas à sustentabilidade e proteção ambiental.

Na reunião, foram discutidas possíveis colaborações em projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico, com ênfase na preservação ambiental, ações de restauração de áreas degradadas e incentivo à produção sustentável. A delegação apresentou os programas como oportunidades para novos investimentos noruegueses, com potencial de gerar benefícios, tanto para as comunidades locais quanto ao meio ambiente. Essas parcerias são vistas como fundamentais para o equilíbrio entre conservação e crescimento econômico na região.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que, a partir do diálogo, o estado avança na busca por recursos e apoio internacional que possam fortalecer projetos de impacto ambiental positivo. “O interesse da Noruega em colaborar reforça a importância da Amazônia no cenário global e o potencial da região para desenvolver modelos de economia sustentável, que valorizem a biodiversidade e garantam melhores condições de vida às populações locais.” 

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o encontro com o embaixador da Noruega, Hans Brattskar,  foi muito produtivo. “Agradecemos a ajuda que o país tem nos oferecido, e tivemos a oportunidade de demonstrar os avanços que o estado tem alcançado no combate ao desmatamento. Apresentamos os projetos atuais e recebemos elogios pela nossa atuação na redução do desmatamento”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA