Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Governo de RO reforça parceria com Noruega para desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento na COP29

Rondônia

Com o objetivo de debater propostas de cooperação e explorar oportunidades de investimentos, o governo de Rondônia participou na terça-feira (12), de uma reunião com a embaixada da Noruega. O encontro foi realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão, e representou um passo importante para o estado na ampliação de parcerias internacionais em prol da sustentabilidade e desenvolvimento econômico da Amazônia. Na oportunidade, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) destacaram algumas das principais iniciativas em andamento em Rondônia, voltadas à sustentabilidade e proteção ambiental.

Na reunião, foram discutidas possíveis colaborações em projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico, com ênfase na preservação ambiental, ações de restauração de áreas degradadas e incentivo à produção sustentável. A delegação apresentou os programas como oportunidades para novos investimentos noruegueses, com potencial de gerar benefícios, tanto para as comunidades locais quanto ao meio ambiente. Essas parcerias são vistas como fundamentais para o equilíbrio entre conservação e crescimento econômico na região.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que, a partir do diálogo, o estado avança na busca por recursos e apoio internacional que possam fortalecer projetos de impacto ambiental positivo. “O interesse da Noruega em colaborar reforça a importância da Amazônia no cenário global e o potencial da região para desenvolver modelos de economia sustentável, que valorizem a biodiversidade e garantam melhores condições de vida às populações locais.”

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o encontro com o embaixador da Noruega, Hans Brattskar,  foi muito produtivo. “Agradecemos a ajuda que o país tem nos oferecido, e tivemos a oportunidade de demonstrar os avanços que o estado tem alcançado no combate ao desmatamento. Apresentamos os projetos atuais e recebemos elogios pela nossa atuação na redução do desmatamento”, destacou.

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Arquivo Sedam
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA