Rondônia

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro orienta quanto à vacinação especial, em Porto Velho

Rondônia

A unidade Situada na  Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3766, Bairro Industrial

No Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, pessoas têm acesso à vacinação especial na sala específica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). São orientações passadas para pessoas vivendo com doenças crônicas, tais como: soropositivos para o vírus HIV; transplantadas; diabéticas; portadores do vírus das hepatites tipo B, C e D; nefropatia; cardiopatia; pneumopatia; doenças hematológicas; crianças prematuras nascidas até 32 semanas e seis dias da idade gestacional; pacientes oncológicos; doenças autoimunes; neurológicos; e entre outras condições especiais. 

Conforme orientações da unidade hospitalar, atendimento é por ordem de chegada, não sendo necessário agendamento prévio. A unidade Situada na  Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3766, Bairro Industrial, funciona das 7h às 13h e das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados. 

Encaminhamento pode ser realizado por médico ou enfermeiro da rede pública ou privada

Para receber a vacinação, os pacientes devem apresentar um encaminhamento com diagnóstico ou CID 10 da rede de saúde pública ou privada. Médicos e enfermeiros estão habilitados a emitir esse encaminhamento, desde que tenham conhecimento das vacinas disponíveis para cada situação.

A coordenadora da unidade, Sílvia  Carvalho, informa que, “o atendimento é personalizado com o médico ou enfermeira do CRIE, de modo a atender o Ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunização, por meio dos Manuais dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais-CRIE, do ano de 2023″, explica a enfermeira. 

A sala de vacinação é administrada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destaca que a sala de vacinação garante acesso à saúde e reforço na imunização para a população com comorbidades.

O governador Marcos Rocha enfatiza que, os moradores de Rondônia têm acesso a diversos serviços especializados em imunização, tanto na rede municipal quanto estadual. “A premissa do SUS é proporcionar acesso a serviços de saúde com qualidade e de forma gratuita. Receber as doses de vacinação é um exemplo típico de exercício da cidadania”, destaca.

VACINAS DISPONÍVEIS

  • Vacinas pneumocócicas 13 e 23; 
  • Meningocócicas conjugadas C e ACWY;
  • Dtpa – difteria,  tétano e coqueluche- pediátrica;
  • Dtpa – difteria,  tétano e coqueluche- adulto;
  • Hepatite A – adulto; 
  • HaemophilusInfluenzae-Hib;
  • HPV – Adulto até 45 anos;
  • Hexavalente, para crianças prematuras, nascidas até 32 semanas e 6 dias da idade gestacional, e, crianças com risco aumentado para efeitos adversos: cardiopatia,  neurológicas e outras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA