Rondônia
#ICMBio: Criminosos são detidos após ataque a equipe do Ibama em Buritis (RO)
Rondônia
Um acusado foi detido pela Polícia Militar (PM) e autuado por dano ao patrimônio público e obstrução da fiscalização ambiental.
Equipe do Ibama que realiza operação de combate ao desmatamento ilegal na região de Buritis, em Rondônia, foi alvo de ataque criminoso no fim da noite deste sábado (20/10). Um acusado foi detido pela Polícia Militar (PM) e autuado por dano ao patrimônio público e obstrução da fiscalização ambiental.
O criminoso usou um galão de gasolina para atear fogo em três viaturas do Instituto estacionadas em frente a um hotel. O fogo foi controlado com apoio da PM, que impediu um segundo ataque ao conduzir à delegacia de Polícia Civil um homem que incentivava a destruição de outras caminhonetes do Ibama.
Após o atentado, o Instituto acionou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM de Rondônia e solicitou reforço da Força Nacional. Por determinação da presidente do Instituto, Suely Araújo, as operações de combate ao desmatamento ilegal na região, previstas no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), serão intensificadas.
“Ataques criminosos jamais implicarão em atenuar o rigor das operações de fiscalização ambiental. O Ibama realiza essas atividades como parte importante de sua missão institucional de proteção ambiental e continuará cumprindo suas tarefas estabelecidas por lei. Nas áreas onde ocorreram ataques, a ordem é intensificar a fiscalização, com o apoio das forças de Segurança Pública”, afirmou a presidente do Instituto.
Na sexta-feira (19/10), equipe do ICMBio também foi alvo de ataque criminoso durante operação de combate ao desmatamento na Floresta Nacional Itaituba 2, no Pará. Criminosos destruíram uma ponte na estrada de acesso à Unidade de Conservação. Agentes do ICMBio foram escoltados pela PM.
Em 07 de julho do ano passado, oito viaturas do Ibama foram incendiadas em ataque criminoso na BR-163, perto da divisa dos estados de Mato Grosso e Pará. As caminhonetes eram transportadas em uma carreta para renovação de parte da frota na base de Novo Progresso (PA). Na ocasião, o atentado ocorreu após operações de fiscalização que resultaram em redução de 54% do desmatamento no eixo da BR-163, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em 27 de outubro de 2017, as sedes do Ibama e do ICMBio em Humaitá, no sul do Amazonas, foram incendiadas após operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira (AM e RO). Cinco meses depois, a Polícia Federal (PF) cumpriu 28 mandados de prisão com o objetivo de desarticular o grupo criminoso responsável pelos atentados.
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Esporte7 dias atrás
Fifa revela vencedores do Prêmio The Best em evento de gala no Catar