Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Importância do Exame de Ordem é ressaltada em entrega de credenciais

Rondônia

O presidente diz ainda que a avaliação que advogados são submetidos deveria ser estendida para outras profissões

 

Durante a solenidade de entrega de credenciais aos novos advogados, a importância do Exame de Ordem foi ressaltada como garantia do pleno exercício da cidadania. “O Exame de Ordem é uma ferramenta que verifica as condições mínimas necessárias para o profissional possa exercer a advocacia”, afirma o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Elton Assis.

O presidente diz ainda que a avaliação que advogados são submetidos deveria ser estendida para outras profissões. “Os que criticam o Exame de Ordem deveriam, na verdade, ombrear com a OAB e lutar efetivamente por uma melhor qualidade do ensino jurídico”, fala Elton Assis.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber, a realização do Exame de Ordem é importante devido à relevância da advocacia. “A Constituição Federal nos dá um valor singular, expressando que somos indispensáveis à administração da justiça. Nós defendemos a liberdade, a propriedade e, sobretudo, a vida de nossos clientes”.

O secretário-geral da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Márcio Nogueira, afirma que é uma satisfação entregar as credenciais para os novos profissionais da advocacia. “Todos são vencedores, porque o caminho até aqui é árduo”.

O representante dos novos advogados, João Carlos Sousa, agradeceu aos familiares pelo apoio ao longo da graduação e dos estudos para o Exame de Ordem. “Só os mais próximos sabem das dificuldades que passamos. Não é fácil enfrentar cinco anos de faculdade, enfrentar provas, enfrentar obstáculos, como ir de uma cidade para outra pra conseguir estudar”.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), Larissa Rodrigues, parabenizou os novos profissionais e pontuou as ações que a Comissão tem efetuado para inserir o jovem advogado no mercado de trabalho. “Gostaria de enfatizar meu respeito a cada um, pois sei que cada um carrega uma história e vitórias, superaram obstáculos ao longo desta trajetória, que é nosso Exame de Ordem”.

À mesa, também estava o desembargador Isaias Fonseca Moraes, que representou o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).

Elton Fülber – A nós é dado uma importância singular que se inicia desde a Constituição Federal no art. 133, dizendo que somos indispensáveis a administração da justiça, até as causas mais elementares da sociedade em que sempre estamos na defesa do cidadão. Dada a importância da profissão, é mais do que importante a realização do exame de Ordem, tendo em vista que com a exclusão do mesmo permitiria o ingresso de bacharéis não preparados para defender a cidadania.João Carlos Sousa – Agradeceu aos familiares pelo apoio ao longo da graduação, em especial ao presidente de CAARO, Elton Fülber, professor em quem se espelhou durante o curso, vindo a escolher o direito trabalhista por conta do mesmo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA