Rondônia

Inscrições para cursos de Frigorífico e Piscicultura em Buritis encerram nesta sexta-feira, 5

Rondônia

Aulas serão ministradas na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura do Idep

Encerram-se nesta sexta-feira (5), as inscrições dos cursos ofertados pela Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), que está funcionando em Buritis. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-piscicultura-e-frigorifico-buritis-ro-inscricoes-abertas-ate-3-7/, seguindo o cronograma de cursos: Introdução a Inspeção Sanitária de Bovinos e Suínos; Segurança das Operações em Frigoríficos (charutaria) e Atendimento ao Público. As aulas vão acontecer de 8 a 19 de julho. A idade mínima para se inscrever é 16 anos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a habilitação da mão de obra em setores da  economia do estado, mantém o ritmo de crescimento econômico local porque as empresas buscam se instalar, onde terão a oportunidade de contratar profissionais qualificados. “A qualificação profissional é um importante fator para que Rondônia tenha alcançado indicadores positivos no cenário nacional, a exemplo da menor taxa de desemprego do país. Por esse motivo, a gestão estadual investe cada vez mais em ensino profissionalizante, pois neste viés ampliam-se as chances para o aluno ingressar no mercado de trabalho,” ressaltou.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, além da oferta de cursos em áreas tradicionais, a instituição de ensino está sempre inovando para acompanhar as novas tendências. “A construção do saber tem como pilar a inovação e o empreendedorismo, cada vez mais o cidadão precisa se qualificar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho,”pontuou.

A estudante, Jarina Santiago de Oliveira, de 49 anos, que mora no Bairro São Sebastião II em Porto Velho, matriculou-se no Idep justamente para buscar novas oportunidades. A diarista que sempre sonhou em fazer o curso universitário de engenharia elétrica; está fazendo o Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática. “Enquanto eu não tiver condições de ingressar em uma faculdade, vou me preparando em cursos profissionalizantes porque vou ter mais chances de melhorar minha vida financeira”, planeja  a estudante.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA