Rondônia

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Informática em Cacaulândia seguem até o dia 5

Rondônia

Depois de temporada em Porto Velho, Escola Móvel de Informática  leva formação profissional ao interior de Rondônia

A digitalização da economia está exigindo cada vez mais a inclusão digital no mercado de trabalho. Diante dessa tendência tecnológica, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) amplia a oferta de cursos na Escola Móvel de Informática, que está com inscrições abertas no município de Cacaulândia até o dia 5 de setembro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-informatica-cursos-presenciais-municipio-de-cacaulandia-ro-inscricoes-abertas-ate-5-9/, disponibilizado no site da instituição.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização de cursos profissionalizantes nos municípios rondonienses garante a oportunidade a jovens em início de carreira e trabalhadores já estabelecidos no mercado de trabalho, de se tornarem aptos a crescer profissionalmente, em uma empresa consolidada ou abrir o próprio negócio. “Tornar acessível a qualificação da mão de obra em todas as regiões do estado é uma prioridade do Planejamento Estratégico do governo de Rondônia, que capacita o cidadão conforme as necessidades dos segmentos econômicos. A tecnologia está presente em todos setores, sendo, portanto, fundamental no currículo”, ressaltou.

VOCAÇÃO ECONÔMICA

Mariane Vitória Gomes Pereira, 21 anos, moradora do Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho, embora faça o curso universitário de Administração, decidiu aprofundar os conhecimentos no mundo tecnológico. Matriculou-se no primeiro semestre de 2024, no Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Idep. “Aguardei anos pela oportunidade de fazer este curso por ser em uma área que me interessa muito, porque oferece  um conhecimento que valoriza a minha carreira”, reconheceu a estudante.

Os cursos oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional são lançados de acordo com a vocação econômica da localidade onde os mesmos acontecem. Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, “na atualidade a construção do saber deve ser norteada pela inovação e o empreendedorismo. Com a velocidade da informação na sociedade moderna, o profissional precisa se reinventar de forma contínua para seguir no mesmo ritmo das transformações em curso”, evidenciou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA