Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos do Idep seguem até o dia 18

Rondônia

Cursos profissionalizantes garantem novas oportunidades no mercado de trabalho

Estão abertas até o dia 18 deste mês, as inscrições para cursos profissionalizantes remotos, que vão contemplar todos os 52 municípios rondonienses. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/784625/. A idade mínima exigida para se inscrever é 15 anos. Na programação do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), estão sendo ofertados cursos voltados à gestão, tendo em vista as demandas nessa área, cujo conhecimento abre portas para quem busca ocupar um posto de trabalho ou empreender.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que, o ensino online está tendo um importante papel na expansão do ensino profissionalizante em todas as regiões, contribuindo para a gestão estadual cumprir as metas do Planejamento Estratégico do governo do estado, que tem entre suas prioridades, o fortalecimento e expansão da educação profissional.

“Um dos avanços de Rondônia na educação profissional é a interiorização das ações que visam a qualificação profissional do cidadão, principalmente em comunidades remotas. Essa democratização do ensino profissionalizante está acontecendo com salas descentralizadas do Idep, escolas móveis e cursos remotos”, enfatiza.

CURRÍCULO ATUALIZADO

Além de contemplar quem vive em localidades de difícil acesso aos cursos presenciais, o ensino online contribui para a construção de uma carreira de sucesso de alunos da Capital. A estudante Paula Vivianne Marinho Aguiar, 27, que mora no Bairro Caladinho, faz atualmente o Curso Técnico em Administração, mas foi no ensino online que ela deu os primeiros passos na formação profissional e atualizou o currículo.

“Já fiz os cursos remotos Desenvolvimento Humano Organizacional, Gestão de Custos, Auxiliar de Escritório e Teoria das Relações Humanas. Meu objetivo é adquirir conhecimento no setor administrativo para trabalhar na área ou prestar um concurso público, pois, o conteúdo de algumas disciplinas vai me ajudar muito nesse meu objetivo”, relata a estudante.

Para a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o ensino online que se consolidou durante o isolamento social imposto pela pandemia, tornou-se um forte aliado para o setor educacional, tendo em vista a facilidade que apresenta para o aprendizado do aluno. “Hoje, com o avanço tecnológico existem muitos recursos eficazes para a comunicação interpessoal e com isso o professor pode interagir com o aluno de forma muito eficiente, facilitando dessa forma a aprendizagem”, destacou.

Cursos ofertados:

  • Teoria das Relações Humanas;
  • Tendências e Cenários em Recursos Humanos;
  • Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho;
  • Legislação Previdenciária e Tributária;
  • Assistente de Recursos Humanos;
  • Auxiliar administrativo;
  • Assistente Administrativo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Publicados

em

Em Rondônia o teste do pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).

Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico. 

TESTE DO PEZINHO

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.

DOENÇAS DETECTADAS

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.

No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

  • Fenilcetonúria (PKU)
  • Hipotireoidismo congênito
  • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
  • Fibrose cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Deficiência de biotinidase
  • Toxoplasmose congênita
  • Aminoacidopatias 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA