Rondônia

Iperon promove palestra on-line sobre saúde mental e covid-19

Rondônia


Palestra on-line contou com a participação de 50 servidores do Iperon

A ação anual de conscientização da campanha “Janeiro Branco” foi feita neste ano por meio de uma palestra on-line a todos os servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).

A palestra teve como tema: “Janeiro Branco 2022 – Quem cuida da mente, cuida da vida”, onde a psicóloga do Iperon, Maria Enilsa Januário, discorreu sobre a importância da saúde mental, o objetivo da campanha e como a pandemia prolongada atingiu o emocional das pessoas.

Cinquenta servidores participaram do evento on-line; após a ação foram entregues aos servidores balas com uma mensagem sobre saúde mental. “A campanha ‘Janeiro Branco’ é importante para a discussão e reflexão sobre o tema e o cuidado com a saúde mental e emocional das pessoas. Esse tema se tornou ainda mais em evidência com a pandemia da covid-19 que afetou sobremaneira o mundo”, ressalta a psicóloga.

Há quatro anos a ação em favor da saúde mental ocorre no Iperon

De acordo com Maria Enilsa, a campanha já acontece no Instituto há quatro anos, onde o Iperon realiza ações visando a promoção da saúde mental dos servidores.

“É de suma importância que o local onde aplicamos nossas atividades laborais abordem sobre a saúde mental, uma vez que passamos mais da metade do nosso tempo neste local”, destaca a assessora, Raíssa Pae.

A campanha “Quem cuida da mente, cuida da vida”, mostra aos servidores que as dimensões do cuidado com a saúde mental, os desafios de falar sobre o tema e como identificar se está sendo prejuticado ou não emocionalmente.

“Quando nosso ambiente de trabalho presta apoio aos servidores e trata de temas tão relevantes como este, nos sentimos amados, cuidados e amparados, sabendo que o local vai muito além de deveres e obrigações, mas sim, onde somos vistos como amigos, companheiros e recebemos os cuidados necessários para com a nossa mente”, finaliza Raíssa Paes.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Edital para Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência é lançado nesta segunda-feira, 23

Publicados

em

O Programa de Residência Médica conta com tempo de treinamento de três anos

O governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (23), o Edital Nº 1/2024 – Iespro/Sesau, para o Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, com o objetivo de apoiar a formação de médicos especialistas em emergências, aprimorando a qualidade dos atendimentos em saúde no estado. O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto de Educação e Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o foco é desenvolver a saúde pública com capacitações,  oferecendo assim, ainda mais eficiência nos atendimentos, fortalecendo o sistema de saúde e salvando vidas.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a relevância do programa para a saúde pública. “Por meio deste edital, estamos empenhados em oferecer oportunidades para a formação de médicos especializados, a fim de ampliar os atendimentos e melhorar, ainda mais, os serviços prestados à população.”

SOBRE A FORMAÇÃO

Os médicos selecionados para o Programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.

Segundo o supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, Vinicius Ortigosa Nogueira, “implementar o Programa contribui para assegurar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), em situação de emergência, uma melhor qualidade na assistência, eficiência, agilidade e humanização dos cuidados”, pontuou. 

Para mais informações sobre o cronograma, como período de inscrições e demais informações, consultar o Edital.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA