Rondônia
Ji-Paraná teve 1.638 pessoas que passaram pelo drive thru de testagem contra a covid-19; 452 com diagnóstico positivo
Rondônia
O drive thru de testagem rápida para detecção da covid-19, realizado pelo Governo de Rondônia em parceria com Prefeitura de Ji-Paraná, começou com uma hora de antecedência, às 8h no antigo posto Vitória I, com objetivo de atender o volume maior de pessoas, e com isso, frear a transmissão do coronavirus. A previsão inicial era de 1.200 testes, volume que saltou para 1.638 pessoas que passaram pela testagem de rápida, com cerca de 452 diagnóstico positivo para o covid-19.
Todos os pacientes positivados passaram por consultas médicas, receberam medicação, atestados e foram orientados pelas equipes de profissionais com a intenção maior de se quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Toda a ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) como forma de fortalecer e ampliar a estratégia para conter o avanço da doença no Estado.
“Essa parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná mostra que a união faz a força, prova disso, que trouxemos para cidade um serviço de excelência na saúde, mostrando para população, que podemos combater esse vírus, e que o Governo do Estado está unido com povo e com a Prefeitura de Ji-Paraná”, destacou o vice-governador José Jodan.
“Estamos extremamente felizes com essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Ji-Paraná na realização desse drive thru de testagem de covid-19 em nossa cidade. Infelizmente tivemos vários casos positivos, algo que nos preocupa bastante, mas com uma grande certeza de que todas essas famílias serão amparadas e cuidadas. Somos gratos, mais uma vez por tudo o que o Governo do Estado está fazendo e vai fazer por nossa cidade”, agradece o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca.
O drive thru realizado em Ji-Paraná reuniu 80 profissionais da Semusa, 15 da Sesau, 30 estagiários voluntários dos cursos de enfermagem, ciências contábeis e administração das Faculdades São Lucas e Estácio/Unijipa. Além das equipes da Policia Militar (PMRO), Juventude Voluntária da Sejucel, Corpo de Bombeiros (CBM), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN) e Autarquia Municipal de Trânsito de Ji-Paraná (AMT).
A zeladora Onice Gonçalves Tortona participou da 25ª edição de drive thru para testagem rápida da covid-19. “Eu já tomei a três doses da vacina, e mesmo assim, me prontifiquei a estar aqui para fazer o teste. O resultado é imediato, e já somos orientados pelo equipe médica sobre o que fazer. Se der positivo, é claro que torço para que não dê, já vamos sair com a medicação e sabendo o que devemos fazer”, explicou Onice.
Na testagem, o método utilizado tem sido o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.
Ji-Paraná conta mais de 185 mil doses aplicadas em 86% da população. O maior índice de infecção, segundo a Semusa, é entre as pessoas que não tomaram a segunda dose e a dose de reforço.
“Temos trabalhado todos os dias para reduzir esses indicadores de covid-19, seja com campanhas educativas ou com vacinação e testagem em ação conjunta como Governo do Estado. Quando não tem drive thru de testagem tem de vacinação, seja aqui ou nas unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, ressaltou Wanessa Oliveira, secretária Municipal de Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, reforçou o trabalho feito em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná e com outros municípios em Rondônia. “A realização dos testes hoje serve para quebrar a cadeia de transmissão da covid-19. É orientar a população quanto ao diagnóstico do vírus e quanto aos cuidados necessários para se cuidar. Teve algum sintoma, contato com alguém infectado ou simplesmente quer tirar a dúvida, esteja aqui”, destaca o secretário.
Ao todo, já foram 24 edições de drive thru realizadas no Estado,contemplando os municípios de Guajará-Mirim, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji Paraná Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Buritis, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alvorada D’Oeste, Cerejeiras e Vilhena.
Rondônia
Edital para Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência é lançado nesta segunda-feira, 23
O governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (23), o Edital Nº 1/2024 – Iespro/Sesau, para o Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, com o objetivo de apoiar a formação de médicos especialistas em emergências, aprimorando a qualidade dos atendimentos em saúde no estado. O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto de Educação e Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o foco é desenvolver a saúde pública com capacitações, oferecendo assim, ainda mais eficiência nos atendimentos, fortalecendo o sistema de saúde e salvando vidas.
O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a relevância do programa para a saúde pública. “Por meio deste edital, estamos empenhados em oferecer oportunidades para a formação de médicos especializados, a fim de ampliar os atendimentos e melhorar, ainda mais, os serviços prestados à população.”
SOBRE A FORMAÇÃO
Os médicos selecionados para o Programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.
Segundo o supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, Vinicius Ortigosa Nogueira, “implementar o Programa contribui para assegurar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), em situação de emergência, uma melhor qualidade na assistência, eficiência, agilidade e humanização dos cuidados”, pontuou.
Para mais informações sobre o cronograma, como período de inscrições e demais informações, consultar o Edital.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia6 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo