Agronegócio

Jovens líderes do agro apresentam posicionamento sobre uso sustentável do solo

Agronegócio


Brasília (31/01/2022) – Os vencedores do programa CNA Jovem, Ana Carolina Zimmermann e Lucas Dierings, participaram do Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA) para apresentar o posicionamento da juventude sobre o tema” Uso Sustentável da Terra: Segurança Alimentar Começa com o Solo”, transmitido de Berlim, na Alemanha, de 24 e 28 de janeiro.

O evento reuniu líderes envolvidos com a política agrícola global e segurança alimentar, incluindo representantes do Ministério da Agricultura de diversos países.

A declaração com proposições foi elaborada durante três encontros virtuais no segundo semestre de 2021 com a participação de 16 jovens do Brasil, México, Zimbábue, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, Uganda, Índia, China, Canadá, África do Sul e Argentina.  A Embaixada da Alemanha divulgou as vagas o GFFA e selecionou os integrantes.

Os vencedores do CNA Jovem tiveram o suporte e apoio do Sistema CNA/Senar ao longo da trajetória na quarta edição do CNA Jovem, o que contribuiu para a preparação dos novos líderes com desenvolvimento de novas habilidades e competências.

A declaração traz três aspectos norteadores sobre o uso sustentável da terra a partir de 3 perguntas: Como podemos melhorar a proteção do solo e restaurar solos degradados?  Como podemos tornar o uso de recursos terrestres finitos mais sustentável; e Como os agricultores em todo o mundo podem ter acesso justo à terra?

“Recorremos à política para fornecer uma estrutura que ajudará a tornar a agricultura sustentável – agricultura que cuida dos aspectos econômicos, ambientais e sociais – um modelo de negócios vital. Entendemos que tomamos emprestado a terra das gerações futuras e nos esforçamos para deixá-la em um estado melhor do que o recebemos”, diz um trecho do documento.

Ana Carolina, do Distrito Federal, foi uma das escolhidas para a leitura do documento no GFFA. “Eu encaro com muita responsabilidade ser uma jovem mulher, sucessora rural que, de alguma forma, tem voz em um evento com líderes mundiais responsáveis pela elaboração de políticas públicas, além mostrar como o Brasil já pratica o desenvolvimento rural e sustentável”.

Na sua visão, o acesso à educação envolvendo a ciência e tecnologia contribuem para a adoção de boas práticas que vão beneficiar a conservação do solo, restauração de pastagens degradadas e uso de outras tecnologias.

Em um dos projetos paralelos, a jovem foi selecionada pela rede internacional de agronegócio Nuffield para conhecer de perto como a inovação no campo está transformando a realidade. Em fevereiro. ela viajará para o Reino Unido para iniciar a jornada.  Para acompanha-la nas redes sociais, siga: @caroldoagro

Para Lucas Dierings, do Paraná, a experiência de estar entre o seleto grupo de jovens de todos os continentes foi valiosa. “As diferentes realidades da agricultura no mundo exigem políticas agrícolas diferentes. Em diversas discussões, tratamos como é importante fortalecer a agricultura familiar com ações de inclusão tecnológica e políticas agrícolas que mantenham o produtor rural na atividade e, principalmente, facilite o direito à propriedade”.  Para acompanhá-lo nas redes sociais, siga @lucasdierings.agro

Para conhecer um pouco mais sobre o CNA Jovem, clique aqui.

Confira a íntegra do GFFA aqui

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA