TJ RO
Judiciário faz triagens da Justiça Rápida em aldeia indígena e mais 4 comunidades de Porto Velho
TJ RO
A Justiça de Rondônia tem mais uma jornada agendada para atendimento à população que mora longe das sedes das comarcas e, assim, cumprir a missão de acesso à justiça. Desta vez a Operação Justiça Rápida Itinerante irá atender a comunidades indígenas e comunidades rurais e urbanas da cidade de Porto Velho. Serão realizadas triagens e audiências, com serviços judiciais essenciais para cidadãos.
Nos dias agendados, as pessoas devem levar os documentos pessoais e outros que ajudem a comprovar o direito que será reclamado à Justiça. São resolvidas questões como divórcios (amigáveis), cobranças de pequenos valores, guarda de filhos entre pais, pedidos ou revisões de pensão alimentícia, correções de nomes em certidão de nascimento ou casamento, reconhecimento de união estável e conversão em casamento civil, dentre outros serviços, todos gratuitos.
Triagem e audiências em locais estratégicos
A triagem, etapa preliminar que visa a coleta de pedidos e documentação necessária, será realizada em cinco localidades. Os residentes dessas áreas terão a oportunidade de apresentar seus casos e solicitar assistência jurídica.
O cronograma para a triagem é o seguinte:
Aldeia Central Karitiana
Escola E.I.E.E.F.M. Kyowa
04 de setembro de 2024, das 07h às 14h
Rio Pardo
E.E.E.F.M. Fernando de Souza Gomes
05 de setembro de 2024, das 07h às 14h
Jaci-Paraná
E.E.E.F.M. Nazaré dos Santos
06 de setembro de 2024, das 07h às 14h
Vila Jirau
E.M. E.F. Olympia Salvatore Ribeiro
07 de setembro de 2024, das 07h às 14h
União Bandeirantes
E.E.E.F.M. César Freitas Cassol
08 de setembro de 2024, das 07h às 14h
A triagem permite que os moradores apresentem suas demandas e preparem-se para as audiências judiciais de conciliação, que ocorrerão de 11 a 15 de setembro, nos mesmos locais e com os horários marcados para cada uma, conforme o resultado da triagem.
A Justiça Rápida Itinerante é uma iniciativa essencial para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso ao sistema judicial. “Levar a Justiça Rápida Itinerante para essas localidades é um fundamental para assegurar que todos tenham acesso aos seus direitos e ao exercício da cidadania”, afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa.
Divulgação e Contato
Para garantir que a informação alcance todos os moradores dessas localidades, será realizada uma campanha de divulgação com panfletos e cartazes que serão distribuídos e exibidos nas comunidades, fixando datas, locais e horários de atendimento, assim como utilizados meios digitais de divulgação, para aplicativos de telefone, como whatsapp e outras redes sociais.
Para mais informações ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato pelo telefone (69) 3309-7003.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.
O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.
As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
O que são as Câmaras no Judiciário?
As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Rondônia7 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Polícia4 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia4 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Polícia4 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Agronegócio7 dias atrás
Novo novo modelo de monitoramento pretende acabar com moratória
-
Agronegócio4 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam