Rondônia

Juízes de Rondônia se reúnem para melhorias na execução penal

Rondônia

Autoridades reunidas para debater formas de melhorar a execução penal no estado de Rondônia. Um encontro marcado pela boa vontade e disposição em trabalhar pelo sistema da Justiça de Rondônia, onde a informação e o conhecimento são multiplicados, fazendo do evento oportunidade para implementações efetivas de melhorias para a execução penal.

Como ressaltou na abertura do evento, ocorrido nessa quinta-feira, 8, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hiram Marques, a questão dos presídios é uma temática urgente para todo o país, que é posta em pauta no Encontro Anual de Juízes com Competência Penal. O evento tem continuidade nesta sexta-feira, com oficinas realizadas na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), momento que foi precedido por uma intensa programação de palestras e painéis, tendo juízes, promotores, defensores públicos e ativistas de movimentos sociais como expositores de projetos, experiências e estudos relacionados à questão prisional.

Assim como o corregedor-geral, também participaram da solenidade de abertura do encontro, no auditório do MP, na capital, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Isaías Fonseca; o vice-diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan; o Juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Cristiano Mazzini; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Benedito Alves, assim como o subprocurador-geral do Ministério Público, Osvaldo Luiz de Araujo e o presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, desembargador Alexandre Miguel, que também prestigiou a abertura dos trabalhos.

aencontrojuizespenalpublicoIMG 0133

Ressocialização

“Vemos no MP um grande entusiasta do aperfeiçoamento do sistema carcerário, de projetos que melhorem esse modelo”, disse o desembargador Hiram Marques, ao destacar a parceria com o órgão, que tem atuado nessa área em conjunto com o Judiciário. O corregedor evidenciou a importância de todas as entidades parceiras que somam esforços para solucionar os graves problemas existentes nos estabelecimentos prisionais do estado. O debate, como ressaltou o desembargador, é forma de levar à reflexão e à ação que certamente devem contribuir para a ressocialização e reintegração no meio social da pessoa que está cumprindo uma pena imposta pela Justiça.

O corregedor destacou, ainda, a apresentação de ações exitosas feitas por juízes ou com o apoio deles, como os projetos Vida Nova, Kaspar e Acuda, que buscam a ressocialização por meio da educação, leituras ou terapias. Metodologias também utilizadas em outros estados, como a APAC, que já está em funcionamento em Ji-Paraná, por ser um modelo de sucesso em Minas Gerais.

Menor taxa de presos provisórios

aencontrojuuizespenalmarcosIMG 0184

Em seguida à cerimônia de abertura, o secretário de estado da justiça, Marcos Rocha, fez uma apresentação sobre “O status do sistema prisional no Estado de Rondônia”. Além de projetos que buscam melhorias para o sistema e devem ser desenvolvidos pela Sejus, o secretário apresentou alguns dados relacionados ao sistema, como o fato de Rondônia ter a menor taxa de presos provisórios do país, conforme relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Isso é mérito para os juízes de Rondônia”, afirmou o secretário.

A participação do titular da Sejus foi seguida por fala do juiz Sérgio William Domingues Teixeira, que é membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional de Rondônia. Ele trouxe ao público um retrato sobre a questão, encerrando a programação da manhã.

aencontrojuizespenaljipaIMG 0277No início da tarde, o painel “O Projeto APAC e sua implantação na comarca de Ji-Paraná”, a ser apresentado pela Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki, pelo Juiz de Direito Edewaldo Fantini Júnior e o defensor público João Verde Navarro França Pereira. A APAC é uma metodologia que apresenta resultados expressivo na ressocialização de apenados e tem sido difunda por todo o país. Em Rondônia, a primeira iniciativa do tipo é na comarca de Ji-Paraná, na região central do estado.

Compromisso

O Encontro Anual de Juízes com Competência Penal é realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, por intermédio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, tem como público-alvo magistrados, assessores, acadêmicos, membros de instituições públicas ligadas ao sistema penal e de entidades não governamentais de apoio à população carcerária. Uma programação repleta de informação que reforça o compromisso do Judiciário com a questão penal.

Assessoria de Comunicação Institucional

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

É tempo de celebrar o Natal e agradecer pelas bênçãos recebidas

Publicados

em

Fé no nascimento do salvador Jesus Cristo leva exemplo de servir e amar ao próximo por meio das atitudes humanas no dia a dia

Chegou a época de celebrar o Natal, festa cristã que traz oportunidade de agradecer a Deus pelas graças recebidas ao longo do ano, especialmente pelo dom da vida que é confiado às pessoas, na qual são convidadas a usá-la com sabedoria para transmitir ao mundo: alegria, amor, paz, esperança e união.

A fé no nascimento do salvador Jesus Cristo leva exemplo de servir e amar ao próximo por meio das atitudes humanas no dia a dia. E este é o maior desafio para a humanidade, mas pode se tornar real quando as pessoas são encorajadas a acreditar na mudança que podem fazer.

Com esse entendimento, o estado de Rondônia caminha firme rumo ao progresso, moldando o crescimento através da união de forças de trabalhadores dedicados a transformar esta sociedade para melhor. E como resposta, o povo é contemplado com saúde, educação, assistência social, segurança pública, dentre outras áreas.

Muitos são os benefícios que elevam a dignidade humana, e o governo de Rondônia tem olhado com atenção ao fazer deste estado, um lugar de referência para se viver. Dessa forma, espera-se alcançar harmonia e prosperidade que proporcionarão melhores condições de vida ao povo rondoniense.

Que esta festa especial seja repleta de bênçãos às famílias e amigos, e se torne um grande motivo para cultivar a fraternidade e o respeito. Que tenhamos uma excelente celebração de Natal, e que Deus nos guie para um novo ano de realizações e sucesso!

A todos, um feliz e abençoado Natal!

Marcos José Rocha dos Santos
Governador do estado de Rondônia

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA