Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Justiça garante participação da Chapa 2 (Inovação) nas eleições do Conselho Regional de Farmácia de RO

Rondônia

O desembargador federal Clodomir Sebastião Reis determinou ao presidente da comissão eleitoral do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF/RO) a inscrição da chapa 2 (INOVAÇÃO) na eleição do conselho de classe por entender que a chapa 1 havia sido beneficiada. A decisão atende a mandato de segurança impetrado pelos integrantes da chapa 2, e já havia sido deferida pela juíza federal Maria da Penha Fontenele, da 1º Vara da Seção Judiciaria de Rondônia.

A magistrada entendeu que “Cercear a participação da chapa 2 nas eleições do órgão de classe e permitir a participação exclusivamente da chapa 1 é desprestigiar o processo eleitoral”. Com a decisão a data da eleição para os cargos de conselheiros regionais (quadriênios) e diretoria do CRF/RO para mandato de 2018/2019, foi adiada para 7 de dezembro de 2017.

Os integrantes da chapa 2 (INOVAÇÃO), Renato Amorim Dutra, Jardel Teixeira de Moura, Eduardo Margonar Junior e Kerry Alisson Souza de Almeida, afirmam que a liminar foi necessária para garantir o direito a concorrer a eleição em virtude de haver uma união da diretoria do CRF/RO e a comissão eleitoral, única e exclusivamente para beneficiar a chapa 1.

“Houve claramente a intenção de nos prejudicar com o indeferimento da chapa 2 (INOVAÇÃO), sendo utilizado os mesmos artifícios das eleições anteriores, onde o objetivo é manter os mesmos integrantes que há anos se revezam nos cargos do CRF/RO e comissão eleitoral, prejudicando assim, o processo democrático, as mudanças e atrasos consideráveis na evolução e na implementação de ações que há muito tempo deveriam beneficiar os profissionais farmacêuticos e até a população”, afirma o presidente da chapa 2 (INOVAÇÃO), Renato Amorim Dutra.

Para Renato Dutra, para que a justiça alcance o seu objetivo é necessário a união de todos os farmacêuticos para a implantação de uma gestão participativa, onde o profissional será incluído na rotina do CRF/RO. “A fiscalização exigirá mais que a presença do farmacêutico responsável técnico; não permitiremos que leigos exerçam atividades exclusivas de farmacêuticos. No serviço público, a falta de fiscalização impulsiona o desemprego, fomentam baixos salários, condições laborais impróprias de trabalho e facilita que leigos ocupem lugares dos farmacêuticos. Na forma da Lei seremos o DEFENSOR do profissional farmacêutico. No serviço privado precisamos fiscalizar o horário do profissional e da empresa”, garante Renato.

Segundo Renato, uma de suas propostas e cumprir a Lei3820/1960 em especial o Art. 27, oferecendo um seguro saúde ao farmacêutico inscrito no CRF/RO. “§ 1º – Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA