Rondônia

Laerte Gomes é agora Cidadão de Ji-Paraná

Rondônia

Todas as forças políticas representadas pelos líderes de grupos da política regional prestigiaram neste fim de semana, na Câmara dos Vereadores da segunda maior cidade de Rondônia,  a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário de Ji-Paraná  ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Laerte Gomes (PSDB). O decreto legislativo da homenagem partiu do vereador Lorenil Gomes (PTB) que, na verdade, como disse disse Lorenil, tornou-se um desejo de todos os vereadores.

Entre os que prestigiaram o acontecimento político, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), o prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT), o ex-deputado estadual Airton Gurgacz (PDT), as deputadas federais Sílvia Cristina (PDT-RO) e Mariana Carvalho (PSDB-RO), o ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSD), prefeitos de várias cidades de Rondônia, como Charles Pinheiro (PSDB-Vale do Paraíso), secretários de Estado,  o presidente do Fundo Emergencial de Febre Aftosa de Rondônia (Fefa) José Vidal Hilgert; empresários, amigos e correligionários.

Com esse título de Cidadão, simbolicamente, Laerte passa a ser o segundo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, sendo de Ji-Paraná, eleito para o cargo. O Primeiro foi José de Abreu Bianco, em janeiro de 1983 – presidente constituinte.

Acompanhado da família, Laerte não conseguiu conter a emoção. Falou um pouco da sua trajetória desde quando chegou a Rondônia, aos 17 anos de idade, e montou um pequeno negócio na cidade de Alvorada do Oeste, na qual, anos mais tarde, tornou-se prefeito. Falou sobre os motivos que os levaram a escolher Ji-Paraná como seu novo domicílio eleitoral; de quando foi ao gabinete do ex-prefeito Jesualdo Pires pedir oportunidade para ficar na cidade e ser alguém para poder somar aos interesses populares; Laerte falou sobre dos desafios enfrentados e sobre a alegria de poder conhecer muito mais gente podendo chamá-las pelo nome com o sentimento de velhos conhecidos.

Em pouco tempo Laerte Gomes, que disse amar Ji-Paraná e tem Alvorada dentro de seu coração, tornou-se uma unanimidade no conceito atribuído a ele: sobre alguém, cuja capacidade de somar objetivos para o bem, ultrapassam as expectativas e até a lógica.

Cada uma das autoridades, que usaram da tribuna, tinham alguma particularidade sobre Laerte para contar. Os pronunciamentos enalteceram a capacidade de Laerte em quebrar barreiras e buscar uma aproximação sempre com uma proposta para um bem comum. Assim  foi revelado no discurso do prefeito Marcito, em tê-lo como importante aliado para os interesses do município; do governador Marcos Rocha, ao revelar que o conheceu quando era diretor do colégio Tiradentes e, agora com governador tê-lo com um amigo para enfrentar os desafios do cargo.

O autor da comenda entregue a Laerte, Lorenil Gomes afirmou que a honraria também traz a responsabilidade de continuar trabalhando para o desenvolvimento do município. “Uma vez concedido esse título Laerte vem com muitas responsabilidades e, a principal, é de atuar em prol da comunidade”.

Laerte Gomes nasceu na cidade de Jacinto Machado. Ele é casado e pai de dois filhos. Foi empresário supermercadista, prefeito do município de Alvorada do Oeste por dois mandatos, deputado estadual reeleito e, atualmente, é presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Roberto Gutierrez

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Missões estratégicas e humanitárias marcam ações de proteção e resgate em 2024

Publicados

em

O CBMRO recebeu reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais nos parques de Rondônia 

O ano de 2024 foi marcado por avanços nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A corporação se destacou pela ampliação da infraestrutura, modernização tecnológica, capacitação de equipes e operações marcantes em diferentes frentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em equipamentos, estruturas e capacitações fazem a diferença no atendimento aos rondonienses, garantindo mais proteção para população.

Em 2024, o CBMRO realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emergências urbanas e desastres naturais. Apostando em inovação, foram adquiridas viaturas especializadas, drones e equipamentos de resgate de alta performance. Essas ferramentas aumentaram a eficiência e segurança das operações, especialmente no combate a incêndios e em situações de resgate em áreas de difícil acesso.

Foram mais de 20 mil atendimentos em 2024, incluindo emergências urbanas e desastres naturais

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O planejamento estratégico da Corporação durante o período desafiador dos incêndios florestais resultou em uma redução significativa dos focos de incêndio criminosos em áreas críticas como Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Costa Marques. O helicóptero Falcão 2, equipado com o sistema Bambi Bucket com capacidade de arrebatar 450 litros d’água, desempenhou papel essencial no combate aéreo.

O governo de Rondônia contratou ainda 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim.

EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA

Entre os avanços, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura

Dentre os avanços no ano, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura, um equipamento pioneiro que amplia o padrão de treinamento dos bombeiros nas operações em locais elevados. Também foi entregue o novo Centro de Ensino da Corporação, considerado referência para a formação e qualificação dos militares.

A expansão da infraestrutura contemplou, ainda, a entrega do quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) e o início da construção de duas novas unidades: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Pimenta Bueno, e o Quartel de Buritis. As melhorias ampliam o alcance operacional da instituição em regiões estratégicas.

VALORIZAÇÃO

A formação continuada também foi evidenciada em 2024. A participação dos servidores em cursos nacionais e internacionais, abordando temas como combate a incêndios florestais e resgates complexos, resultou em uma tropa ainda mais qualificada e preparada para os desafios.

Missão humanitária atendeu as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

MISSÃO HUMANITÁRIA

Um dos momentos mais marcantes de 2024 foi a missão humanitária realizada pelo governo de Rondônia para atender às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o CBMRO atuou fora do estado. A equipe realizou 553 atendimentos diários, incluindo resgates, transporte aeromédico e distribuição de donativos.

O governo enviou, por meio do CBMRO, viaturas, embarcações, drones e outros equipamentos de salvamentos, necessários para atuação em situações de desastres. Para compor as equipes da Força-Tarefa, foram designados militares de todo estado. Durante a operação foram utilizadas uma aeronave “Caravan”, quatro caminhonetes e duas embarcações.

As equipes foram compostas por:

Governo de Rondônia entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária

  • Dois binômios;
  • Dois pilotos;
  • Dois copilotos;
  • Dois operadores aerotáticos;
  • Um enfermeiro;
  • Dois médicos; e
  • Demais militares especialistas em salvamento terrestre.

No retorno a Rondônia, o governo do estado entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária. Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, a operação demonstrou a capacidade técnica e a solidariedade dos bombeiros de Rondônia. “Foi uma missão desafiadora e histórica para nossa corporação. Mostramos que estamos preparados para atuar não apenas em Rondônia, mas em qualquer lugar onde nossa ajuda seja necessária”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA