Política
Lazinho da Fetagro afirma que assembléia está incursa no combate a violência contra a mulher
Política
Na audiência pública, realizada na tarde desta quinta-feira (9), para tratar da violência contra a mulher e feminicídio no Estado de Rondônia, o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) afirmou que “a Assembleia legislativa está totalmente comprometida no combate a estes registros e permanecerá atuando com proposição de políticas públicas que assegurem o respeito, a dignidade e a vidas das mulheres”.
“Já estamos atuando em defesa das causas das mulheres e compreendemos que o aumento da violência e feminicídio no Estado não pode ser ignorado pelos poderes públicos e nem pela sociedade. Por isso, tamanha a importância desta audiência que traz à luz a realidade vivida por muitas mulheres e a fragilidade das ações dos poderes em neutralizar os ataques à vida das mesmas”, disse.
Ainda ressaltou que a atividade, reunindo a sociedade, movimentos sociais e a representação dos poderes, respeitou o processo democrático e permitiu amplo debate com informações, esclarecimentos e apresentação de experiências externas de enfrentamento à violência, como a trazida pela subsecretária de segurança publica do Estado do Piauí, delegada Eugênia Villa, com a disponibilidade do aplicativo Salve Maria que viabiliza o envio de denúncias da população de forma anônima.
Lazinho da Fetagro destacou a validade de iniciativas de políticas públicas como a de implantação do Botão do Pânico (semelhante ao aplicativo Salve Maria) como medida de amparo e proteção às mulheres vítimas, proposta por ele e aprovada pelos demais deputados; mas que aguarda sanção do governador do Estado. Pontuou, entre outras propostas da Casa de Leis, a instituição de novas delegacias especializadas da mulher nos regionais, bem como a defesa para que estas delegacias possam funcionar 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.
Em relação ao Governo do Estado, o deputado lamentou sua ausência na audiência, o que considerou descaso ao tema e falta de consciência quanto à grave realidade de Rondônia no mapa da violência contra a mulher, onde ocupa o 5º lugar no País.
O deputado, proponente da audiência em conjunto com os deputados Dr. Neidson (PMN) e Alex Silva (PRB), agradeceu aos seus pares presentes, mas, especialmente, às mulheres de todos os cantos do Estado, do campo e da cidade, que se fizeram presentes lotando o plenário e protestando por um basta de violências e mortes.
Polícia
PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento