Eleições
Léo Moraes tenta impugnar coligação de Mariana Carvalho, mas justiça nega manobra desesperada e sem fundamento
Eleições
Coligação do Podemos apela para o campo jurídico, mas ação foi rejeitada. Mariana diz que prefere mostrar projetos
“Essa decisão é mais uma em uma dezena de ações propostas que demonstram o desespero do candidato e o despreparo de sua coordenação juridica, que aparentemente acredita que é possivel ganhar eleições sem voto, mas na Justica”, afirmou um dos advogados da campanha de Mariana Carvalho.
A justiça eleitoral rejeitou ação proposta pelo candidato do Podemos, Leo Moraes, que tentava impugnar a coligação da candidata à prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho. Sem apresentar fundamentos, o Podemos alegava supostas irregularidades na formação da coligação de Mariana, que é composta por dez partidos e mais uma federação de outras duas siglas, o que foi prontamente rejeitado pela juíza da 2ª Zona Eleitoral, Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara.
A tentativa desesperada do Podemos mostra que o caminho escolhido por eles parece ser o da disputa judicial, uma vez que isolada, a candidatura encontra dificuldades para decolar. Se não ganha no voto, o jeito é apelar para o tapetão, mas a justiça eleitoral está vigilante.
Em sua decisão, a juíza anotou que “no caso dos autos, em uma análise superficial, percebo que o inconformismo dos impugnantes (Podemos) se volta a aspectos relativos à maior quantidade de tempo de propaganda eleitoral e de recursos públicos a serem obtidos pela Coligação impugnada, em razão de ela ser composta por 10 (dez) partidos e 01 (uma) federação”.Na alegação de suposta irregularidade, o Podemos aponta como fundamento que um único filiado ao PL teria rejeitado em convenção que o seu partido integrasse a coligação da Mariana. Para a juíza, “o fato de apenas um único filiado ao PL (Jorge Amado Reis dos Santos) ter se insurgido contra essa situação só fortalece o sentimento de ausência da probabilidade do direito alegado pelos impugnantes (Podemos)”.
A magistrada diz ainda na decisão que “por outro lado, também não ficou demonstrado nos autos o perigo de dano que a Coligação impugnada poderá causar aos impugnantes, uma vez que eles sequer informaram ter registrado candidato ao cargo de prefeito no município de Porto Velho, ou seja, não se vislumbra a utilidade que a decisão de tutela de urgência poderá proporcionar-lhes”.
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Rondônia7 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia7 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia7 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Rondônia6 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia7 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
-
Brasil4 dias atrás
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
-
Rondônia7 dias atrás
Governo de RO trabalha na melhoria da sinalização de rodovias estaduais