Porto Velho
Loja maçônica Quéops nº 11 completa 33 anos de fundação em Porto Velho
Porto Velho
Noite foi de celebração e reflexão por mais de 3 décadas de trabalho, solidariedade e benfeitorias à sociedade
Curtiu? Siga o OCOMBATENTE no Facebook, no X e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O último dia 23 de julho foi de comemoração para a Loja Maçônica Quéops, número 11, localizada em uma região estratégica na zona Leste de Porto Velho, próximo das esquinas da Avenida Amazonas com a Rua Daniela.
As Bodas de Crizo marcam os 33 anos de fundação, e segundo seus membros, foi um período de contínuos esforços em prol da fraternidade, solidariedade, amor e benfeitorias à sociedade porto-velhense.
Uma sessão magna comemorativa foi presidida pelo atual venerável mestre Gley Henrique Pullig.
“Foi um evento de profundo significado, reunindo irmãos de diversas oficinas para rememorar os primórdios da loja e celebrar suas conquistas”, comentou ele.
A evento especial contou com as presenças do sereníssimo grão-mestre Paulo Benevenute Tupan, eminente grão-mestre adjunto Claudio Aparecido Pinto, grão-mestre Ad Vitam Juscelino Moraes do Amaral, grão-mestre Ad Vitam adjunto José Ventura Pereira, grão-mestre Ad Vitam Adjunto Francimar Dias Rodrigues, veneráveis mestres das lojas jurisdicionadas e autoridades do alto corpo.
A solenidade teve início por volta das 19 horas e o venerável mestre Gley Pulling deu as boas-vindas aos presentes, expressando a expectativa de uma noite agradável e enriquecedora. Ele ainda destacou a importância da data e convidou o irmão 1º vigilante Robinson Percy Holder, para esclarecer o propósito da reunião.
“Estamos aqui para comemorar os trinta e três anos de existência desta respeitável loja, constituída à glória do Grande Arquiteto do Universo”, afirmou Robinson.
História
Em seguida, o irmão 2º vigilante Francisco Alencar da Silva explicou a finalidade da comemoração, enfatizando que a longevidade da loja demonstra que uma associação fundada no amor e fraternidade pode ser eterna, proporcionando inúmeras satisfações e alegrias aos seus membros.
O irmão orador Charles Frazão de Almeida, apresentou um relato detalhado do surgimento da Loja Quéops 11.
Fundada em 23 de julho de 1991, a loja foi o resultado do esforço e dedicação de sete valorosos irmãos, oriundos da Loja Maçônica Estrela Renascentista nº2.
A primeira diretoria da loja foi composta pelos seus fundadores: irmãos João Carlos Gonçalves Ribeiro, Sérgio Henrique Zimmermann, Lourenir Barbosa Cavalcante, Gabriel Marques Carvalho, Celso Luiz Gonçalves Ribeiro, José Soares Barbosa e Ivan Alves de Souza.
A fundação da loja foi autorizada pelo então sereníssimo grão-mestre irmão Orlandino Gurgel do Amaral, no dia 20 de julho de 1991, e a primeira sessão ordinária ocorreu três dias depois, ou seja, no dia 23 de julho de 1991.
Homenagens
A sessão também foi marcada por homenagens emocionantes. O irmão chanceler Miguel Fernades da Conceição destacou os fundadores e os irmãos ainda regulares no quadro da loja: João Carlos Gonçalves Ribeiro, Gabriel Marques de Carvalho e José Soares Barbosa, e lembrou os irmãos que passaram para o Oriente Eterno, Ivan de Souza, José Vasquez, Nilderson Duran, Azarias, Adevaldo, Razini, rendendo-lhes um tributo de saudades e gratidão.
Na oportunidade, a Loja Quéops nº 11 também reforçou que “se orgulha de seus membros que foram instalados como Mestres em outras lojas, tanto em Rondônia quanto em outros estados do Brasil. Esses irmãos contribuíram significativamente para a expansão e fortalecimento dos princípios maçônicos além dos limites de nossa oficina”.
A lista é longa: João dos Santos Gonçalves, Cristiano Santos do Nascimento, Robinson Machado, Clébio Pinheiro Braga, Wilmar Primão Filho, Fernão Leme de Carvalho, Edir do Espírito Santo, Juraci Ribeiro da Silva, Luiz Eduardo Staut, Edvaldo Laurindo da Silva e Luiz Ronaldo Pereira Filho e Petro Correa Ferro.
O irmão Orador Charles Frazão de Almeida, apresentou a lista dos Ex-Veneráveis Mestres que conduziram a loja ao longo dos anos, destacando a contribuição de cada um para o fortalecimento da maçonaria e da própria loja: 1. João Carlos Gonçalves Ribeiro – 1991, 2. Sérgio Henrique Zimmermann – 1991-1992, 3. José Soares Barbosa – 1992-1993, 4. Gabriel Marques de Carvalho – 1993-1994, 5. Reinaldo de Souza Modesto – 1994-1995, 6. Irineu Vicente da Silva – 1995-1996, 7. José Veloso de Gomes Junior – 1996-1997, 8. Heinz Roland Jakobi – 1997-1998, 9. Renato Condelli – 1998-1999 ,10. Antônio Carlos Carneiro da S. Nossa – 1999-2000, 11. Marco Antônio Pando de Souza – 2000-2001, 12. Raimundo Ferreira Neto – 2001-2002 ,13. Carlos Correia da Silva – 2002-2003, 14. Sérgio Luis Condelli – 2003-2004 ,15. Juscelino Moraes do Amaral – 2004-2006, 16. Ângelo Eduardo de Marco – 2006-2007, 17. Victor Hugo Giudici Minuzzi – 2007-2008, 18. Alexandre Cardoso de Souza – 2008-2009 ,19. José Gomes de Moura – 2009-2010 ,20. Olavo Moraes do Amaral – 2010-2011,21. Luiz de França Passos – 2011-2012, 22. Jorge Otávio Moraes Gomes – 2012-2013,23. Francisco Alencar da Silva – 2013-2014, 24. Luiz Fernando Tikle Vieira – 2014-2016 ,25. Youssef Ali Kassem – 2016-2017, 26. Charles Frazão de Almeida – 2017-2018,27. Francisco Humberto – 2018-2019, 28. Arioston Natal Moraes do Amaral – 2019-2020, 29. Nilder Duran Sidon – 2020-2021,30. Marcos Rogério Reis da Silva – 2021-2022 ,31. Raimundo Eledir Pereira – 2023,32. Gley Henrique Pulling – 2024, atual Venerável Mestre.
Entre os homenageados estavam irmãos que ocupam ou ocuparam cargos na Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, como: Grão Mestre Ad Vitam João Carlos Ribeiro Gonçalves, Grão Mestre Ad Vitam Adjunto Gabriel Marques de Carvalho, Grão Mestre Ad Vitam Renato Condelli, Grão Mestre Ad Vitam Heinz Roland Jakobi, Grão Mestre Ad Vitam Juscelino Moraes do Amaral, Grande Inspetor Litúrgico Marco Antônio Pando de Souza, Presidente do CEMPREV Raimundo Ferreira Neto, Presidente do CEMPREV José Soares Barbosa, Delegado do Grão Mestrado da 1º Região Nilder Duran Sidon, Delegado do Grão Mestrado da 1º Região Olavo Moraes do Amaral, Grande Secretário de Saúde Luiz Fernando Tikle Vieira, Garanto de Amizade junto ao Grande Oriente do Brasil Francisco Alencar da Silva, Grande Secretário de Relações Interiores irmão Nilder Duran Sidon, Grande Secretário de Planejamento irmão João Carlos Gonçalves Ribeiro.
Reconhecimento
O venerável mestre imediato Raimundo Eledir prestou uma homenagem especial ao ex-venerável mestre mais antigo e regular da loja, o irmão grão-mestre Ad Vitam João Carlos Gonçalves Ribeiro.
Em seguida, o irmão José Soares Barbosa foi homenageado como o maçom com maior tempo de adesão à loja e seu fundador, e o irmão Raimundo Ferreira Neto, aos 83 anos de idade, foi reconhecido pelo aprendiz maçom irmão Silvan da Silva Ayres como o irmão de maior idade natural.
Encerramento
A sessão foi encerrada com uma salva de palmas, simbolizando a gratidão e o respeito de todos os presentes pelos anos de dedicação e trabalho da Loja Quéops 11. O venerável mestre Gley Henrique Pullig, finalizou a cerimônia com palavras de reflexão sobre os princípios maçônicos e a importância da união e do trabalho coletivo para a construção de um mundo melhor.
Após a sessão, os irmãos participaram de uma ágape fraternal (confraternização).
“Isso reforça os laços de amizade e fraternidade que são a essência da maçonaria. A noite foi um marco na história da Loja Quéops 11, celebrando não apenas seu passado glorioso, mas também seu compromisso contínuo com os ideais maçônicos e a construção de um futuro ainda mais promissor”, observou o grão-mestre Ad Vitam Juscelino Moraes do Amaral.
Felipe Corona
Especial para O Combatente*
*Esta reportagem contou com a colaboração de Juscelino Moraes do Amaral, Cristiano Santos do Nascimento, Kadson Mesquita e Silvan da Silva Ayres.
Porto Velho
INCLUSÃO SOCIAL Com o tema “De Olho na Inclusão”, Biblioteca Francisco Meirelles inicia programação em alusão ao Dia do Deficiente Visual
Em parceria com a Asdrevon, programação promove palestras e oficinas, de 9 a 13 de dezembro
Com o tema “De olho na Inclusão 2024” e fazendo parte das comemorações alusivas ao Dia do Deficiente Visual, celebrado anualmente dia 13 de dezembro, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (Asdevron), realiza de 9 a 13 deste mês, uma semana inteira de programação para discutir a importância da inclusão dos portadores de deficiências na sociedade. O evento acontece durante toda a semana, das 8h às 12h e, pela tarde, das 14h às 18h, na Sala de Braile da biblioteca.
Com o objetivo de trocar ideias e opiniões e discutir meios de combater o preconceito e a discriminação, a programação tem por missão fortalecer a inclusão social de todos os tipos de portadores de deficiências visuais para que se sintam respeitados, inseridos na sociedade e, acima de tudo, valorizados.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RO/AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO). Como parte das atividades, a programação inclui palestra motivacional ministrada pela professora doutora Silvânia Gregório, da Seduc, e mais 20 oficinas que abordarão temas como: Tecnologia Assistiva Responsável; Leitura e Escrita Braile Responsável; Introdução às Técnicas de Uso do Soroban; Tecnologia Assistiva e Orientação e Mobilidade.
A programação tem sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (9), com a palestra motivacional da professora e doutora Silvânia Gregório que reforça que é de grande valia que a semana de programação se estenda também à classe empresarial para que possam ter uma visão mais inclusiva, oportunizando maiores inserções no mercado de trabalho.
“Os entes e portadores de deficiência, se organizaram para que possam se fortalecer através de políticas públicas que venham favorecer essa classe de pessoas, que as vezes sofrem tantos preconceitos e para que toda a cidade reforce a questão da autoestima, autoimagem, tanto delas quanto à sociedade. Também é essencial que essa programação se estenda à classe empresarial para que possam dar mais oportunidade no mercado de trabalho para essa classe. Então, essa semana de programação intensa aqui na Biblioteca Francisco Meirelles, é como se fosse uma provocação para que a sociedade possa olhar para eles de uma forma mais humanizada possível”, reforça.
“A importância maior dessa programação vasta de atividades, é podermos celebrar o Dia do Deficiente Visual, comemorado no dia 13 agora, para que possamos trabalhar a conscientização com o deficiente visual, para que ele possa lutar, se motivar e para que ele não desanime perante a tantas dificuldades encontradas. O intuito dessa programação é trabalharmos a inclusão social, porque na verdade, o deficiente não tem muito o que comemorar nessa data, mas é importante que ele possa abrir caminhos para conseguir viver, se inserir no mercado de trabalho e que não desista de lutar sempre, destacou a servidora Sebastiana da Silva, que também é portadora de deficiência visual, há nove anos.
O presidente da Asdevron, José Aldair, disse que o evento, em alusão ao Dia do Deficiente, é de extrema importância para toda a sociedade. “Esse evento que estamos promovendo é de grande relevância não somente para o deficiente visual, mas para toda a sociedade em geral, que terão a oportunidade de conhecer mais a fundo a leitura e escrita em braile e tecnologia assistiva”.
Para o diretor da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, Carlos Augusto, as atividades em alusão à data são de extrema importância social, uma vez que reforçam as discussões da relevância social da Semana Nacional do Deficiente Visual, instituída no dia 13 de dezembro de 1961. De acordo ainda com o diretor, todos os anos, essas ações são desenvolvidas em parceria com a Asdevron.
“De 9 a 13 temos uma programação extensa. Hoje iniciaremos com as oficinas. O objetivo dessa programação é podermos proporcionar uma oportunidade de aprendizado e de autonomia. Além disso, é importante destacar que o evento não é apenas voltado para os deficientes visuais, mas se estende para seus familiares, para que possa facilitar o modo como interagem com eles”, finalizou.
Para quem desejar participar da semana de programação, as inscrições serão feitas presencialmente na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, situada à rua Dom Pedro II, 826. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (não fecha para o almoço).
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO
-
Rondônia7 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Polícia4 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia4 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Polícia4 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Agronegócio7 dias atrás
Novo novo modelo de monitoramento pretende acabar com moratória
-
Agronegócio4 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam