Agronegócio
Luizinho Goebel institui o Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack
Agronegócio
Em homenagem ao pioneiro incentivador cultural do plantio do Arroz em terras rondoniense, precisamente no município de Ji-Paraná (RO), o senhor Vandeci Rack, que fortaleceu a agricultura familiar da cidade e aqueceu a economia da região com a Indústria do Arroz no final da década de 70 e vem prosperando até nos tempos atuais, fez com que o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) apresentasse o PL 638/17, no qual foi aprovado por unanimidade pelos deputados, a instituição do Centro Tecnológico do Agronegócio com o nome do pioneiro do Arroz, na última sessão ordinária do dia (09) deste mês.
Um homem de conduta ilibada e determinado em empreender com novas tecnologias para o armazenamento de grãos, produção e fornecimento da matéria prima para as indústrias de Rondônia, Vandeci Rack em sociedade com os irmãos Walter e Pedro ampliaram os negócios e logo então surgiu a RICAL, ou seja, a maior industria de Arroz do Norte do Brasil. Gerando emprego e renda, sua parcela significativa no desenvolvimento econômico no Estado de Rondônia, ganhou notoriedade em tempos de crise ou em ascensão financeira em prol do desenvolvimento do todo o país.
Com quatro (04) tipos de marcas de Arroz, tais como: Primavera, Soltinho, Guarani e Alvorada, a comercialização em todo o estado deixa explícita sua liderança no mercado, pois os Estados do Acre, Amazonas, Goiás, São Paulo, Paraná e outros países também fazem parte do seu nicho mercadológico. Diante do seu notável legado, o deputado Luizinho Goebel destaca a dedicação voraz do fundador da empresa, que faleceu no dia (05) de Janeiro de 2013.
Portanto para o parlamentar Luizinho Goebel, é mais do que justa a homenagem a Vandeci Rack na área do Governo do Estado de Rondônia, localizada na rodovia BR-364, quilometro 333, zona Rural de Ji-Paraná que será o Centro Tecnológico do Agronegócio de Rondônia. De acordo com Goebel, esse projeto irá contemplar a Fruticultura, Caprinovinocultura, Apicultura, Bovinocultura, Pisicultura, Cafeicultura, cultura Cacauera, Hortifrutigranjeiro, Pecuária de Corte, Leite, Sistema Agro Florestal e etc.
Por fim Luizinho Goebel agradeceu os colegas de parlamento pela aprovação do projeto de lei que será de suma importância para a continuidade dos serviços prestados de Vandeci Rack para Rondônia. Contudo, esse legado terá a continuidade através dos esforços dos irmãos Walter e Pedro Rack em parceira com sócios herdeiros Wanderson S.S Rack e Hudson Silva de Moraes.
Agronegócio
MS dá prazo para declaração da área plantada de soja
Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até o dia 10 de janeiro próximo para declarar as áreas plantadas com soja da safra 2024/25. A obrigatoriedade foi reforçada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que destacou a importância do cadastro no combate à ferrugem asiática, a principal ameaça à cultura da soja no Brasil.
Neste ciclo, a área plantada com soja no estado deve crescer 6,8% em comparação à safra anterior, alcançando 4,501 milhões de hectares, de acordo com dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare, com expectativa de produção total de 13,977 milhões de toneladas, baseada na média dos últimos cinco anos.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destacou a gravidade da ferrugem asiática, que pode causar perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou Ingold. A medida também complementa o calendário fitossanitário e o período de vazio sanitário, ambos essenciais para prevenir a propagação da doença.
A semeadura da soja no Mato Grosso do Sul teve início em 16 de setembro e segue até 31 de dezembro, respeitando o calendário estabelecido para garantir a sanidade da lavoura. Esse planejamento permite que os produtores mantenham altos índices de produtividade e reduzam os riscos de perdas causadas por pragas e doenças.
O cadastro da área plantada não é apenas uma exigência burocrática, mas também uma ferramenta estratégica para o agronegócio de Mato Grosso do Sul. Além de contribuir para a proteção das lavouras, ele permite um monitoramento mais eficiente por parte das autoridades e fortalece o setor como um todo. Os agricultores interessados podem realizar a declaração de forma simples e gratuita no site da Iagro.
Com o crescimento na área plantada e perspectivas positivas para a produção, o estado reafirma sua relevância no cenário nacional e internacional da soja. A colaboração entre produtores e entidades é essencial para manter a competitividade e enfrentar os desafios do setor.
Para fazer sua declaração clique aqui
Fonte: Pensar Agro
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Esporte7 dias atrás
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
-
Rondônia6 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Esporte7 dias atrás
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
-
Rondônia6 dias atrás
Obras de manutenção predial em unidades de segurança do estado são entregues pelo governo de RO
-
Rondônia6 dias atrás
Ação para conscientização de condutores sobre mistura de álcool e direção é realizada pelo Detran-RO, em Porto Velho
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
-
Rondônia3 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado