Rondônia
Maurão de Carvalho defende produtores rurais
Rondônia
Reunião no Palácio do Governo tratou do clima de insegurança no campo
O agronegócio é a base da economia de Rondônia. Pecuaristas e agricultores, em qualquer tamanho, contribuem decisivamente para que o Estado continue crescendo e gerando renda e oportunidades. Mas, o setor enfrenta uma série de problemas. O mais novo deles é a escalada da violência contra produtores rurais e suas famílias, em novas modalidades de ações de grupos que espalham o terror pelo campo.
Em busca de saída para o impasse que tem amedrontado produtores, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), provocou a pedido de representantes do setor, uma reunião com o governador Confúcio Moura (PMDB), no Palácio Rio Madeira.
“Fui procurado por lideranças do setor produtivo, que estão preocupadas com o crescimento da violência no campo, que tem afastado famílias de trabalhadores de suas propriedades. O medo, as ameaças e as ações criminosas se espalham e isso precisa ter um basta”, disse Maurão.
Acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Vilson de Sales, da segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Lioberto Caetano, e também do deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB), o governador ouviu relatos de ações criminosas perpetradas por grupos que aterrorizam o meio rural, em diferentes regiões de Rondônia.
“Esses grupos mudaram as suas práticas, nos últimos tempos. Agora, eles não querem mais ocupar as terras. Mas, querem intimidar, ameaçar, roubar ou matar gado, atear fogo nas propriedades e promover uma série de barbaridades. Isso não podemos aceitar e queremos construir, junto com o Governo, a Assembleia e as demais instituições, um caminho para reduzirmos essa tensão”, completou o presidente da Associação dos Pecuaristas de Rondônia, Adélio Barofaldi.
Confúcio afirmou que o Governo tem atuado para enfrentar essas situações. “Não é fácil, mas o que queremos é paz no campo para que Rondônia siga firme em seu crescimento. Agora, estamos repassando dez camionetas para reforçar o trabalho do Incra, para regularizar cerca de 6.400 imóveis”, relatou.
Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, apresentou em nome do segmento, a proposta de majoração da taxa de emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), em R$ 1,00, par custear ações voltadas ao patrulhamento e aumento da segurança no campo.
“Seriam gerados cerca de R$ 2,5 milhões ao ano, que poderiam ser revertidos com a finalidade de promover mais segurança ao homem do campo. Também
sugerimos que recursos do Detran sejam aplicados na compra de viaturas e equipamentos para esta finalidade”, completou Dias.
Mosquini falou sobre a PEC 759, aprovada no Congresso, que garante a regularização de áreas na Amazônia Legal e dos desafios para a documentação de terras em Rondônia, passando pela criação de um Instituto de Terras.
decom
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE