Rondônia
Moradores de Rolim de Moura foram contemplados com o programa “Título Já” do Governo de Rondônia
Rondônia
O Governo de Rondônia realizou nessa terça-feira, 8, a 5ª entrega de títulos urbanos do programa “Título Já” para moradores do município de Rolim de Moura. Nessa etapa mais 82 moradores puderam receber em mãos o documento oficial do seu lote urbano. O programa “Título Já”, nasceu com a finalidade de beneficiar famílias de baixa renda, regularizando o imóvel urbano. Em Rolim de Moura o convênio do “Título Já” foi firmado em 2019 para atender 1.073 lotes urbanos e já foram atendidos 771 moradores até a presente data.
“Completamos 80% do convênio, queremos concluir o mais breve possível e se a prefeitura desejar ampliar a meta, estaremos prontos para atender e beneficiar mais moradores”, explicou Constantino Erwen Gomes, Superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).
Durante o seu discurso o governador do Estado, Marcos Rocha, lembrou que desde 2019 já foram entregues 3.303 títulos urbanos em Rondônia. “Trabalhamos com sabedoria. Gerando economia e aplicando corretamente o recurso público. A regularização do lote urbano dá direito à propriedade daquela pessoa que trabalhou para comprar e não conseguiu a documentação definitiva. Agora com o título em mãos passa a ser o legítimo proprietário”, disse Rocha.
A aposentada Maria Joaquina dos Santos, comemorou ao receber a escritura definitiva da propriedade. “São mais de 10 anos que esperava por esse documento. agradeço ao Governo do Estado que continue ajudando quem precisa”, frisou Maria.
A moradora do bairro São Cristóvão Sirlene Negri, esperava há dois anos pela escritura de seu lote urbano, o que virou realidade nessa tarde. “Para mim é tudo, quem não tem os documentos não é dono. Para mim isso foi uma benção. Agradeço, se não fosse pelo Governo, eu não teria condições de escriturar. Eu só tinha o contrato de compra e venda, e somente com o contrato não somos donos”, finalizou Sirlene.
O prefeito rolimourense, Aldair Júlio, agradeceu a parceria do Governo de Rondônia com Rolim de Moura. “Em nome da população, agradeço o Governo por estar pronto para estender a mão para o nosso município. Nos momentos difíceis é que descobrimos quem realmente está pronto para ajudar. Minha eterna gratidão”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento