MP/RO
MP Itinerante: Direitos e serviços chegam a Jacinópolis; comunidade essencialmente rural contabiliza 800 atendimentos
MP/RO
Mais uma vez, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) saiu dos gabinetes e foi até as comunidades mais distantes para promover direitos. O projeto MP Itinerante esteve nesta segunda-feira (26/8) no Distrito de Jacinópolis para, com o apoio de órgãos públicos parceiros, prestar atendimento jurídico, de saúde e cidadania a cerca de 800 pessoas, moradoras essencialmente de áreas rurais. “Levantei às 4h da manhã para estar aqui. Saio com o serviço prestado. Muito bom”, disse a produtora rural Lidiane Santos.
Uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, o projeto tem a coordenação do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-Unificado).
O caráter social do trabalho ficou claro desde as primeiras horas da manhã em Jacinópolis, localidade que fica a aproximadamente 130 km de Nova Mamoré. É que o público, em grande parte vindo de sítios, compareceu cedo à Escola Pedro Mendes Cardoso, onde a ação foi realizada, para atendimentos nas esferas jurídica, de saúde e cidadania.
De moto, Lidiane Santos e a filha de 12 anos percorreram 22 km para obter serviços. Receberam. Ao final da manhã, ela e adolescente já tinham passado por consulta odontológica e resolvido pendências em documentos. “Muito bom. A gente precisa muito. Podem vir mais vezes”, comemorou.
Já o aposentado José Bispo, de 74 anos, e a esposa Alzira Bispo, de 72 anos, procuraram o projeto em busca da expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com o RG vencido, o idoso já não estava conseguindo resolver problemas bancários, por exemplo. “Excelente a iniciativa do projeto. Agora vou poder tocar a vida”, destacou.
Serviços – As histórias foram recortes das centenas de experiências de cidadania registradas no mutirão. Em Jacinópolis, o Instituto de Identificação registrou aproximadamente 80 atendimentos; o Exército contabilizou mais de 30 consultas (médica e odontológica) e a Energisa fez a doação de 15 geladeiras. Também foram realizadas palestras e escuta social ativa. A equipe do Ministério Público esteve no local colhendo denúncias e reclames da população, na oferta de políticas públicas.
As ações incluíram, ainda, a regularização de registro civil, atendimentos de assistência social, fiscalização dos serviços públicos, capacitação de servidores públicos e acesso das instituições até os moradores da comunidade. As ações contaram com a presença das secretarias municipais de saúde, assistência social, meio ambiente, agricultura e diversos órgãos estaduais.
Satisfeito com o sucesso do trabalho, o coordenador do projeto, Procurador de Justiça Marcos Tessila, destacou a recepção da comunidade. “A população atendeu de forma maciça ao chamado do MP. Além da gama de atendimentos jurídicos e serviços na área de registros civis, ofertamos consultas médicas e odontológicas, por meio do Exército, promovendo uma grande união de esforços”, afirmou.
São parceiros do projeto MP Itinerante o Exército, Emater, Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Secretaria Estadual de Educação; Controladoria-Geral do Estado; Idaron; DER; Detran; Procon; Energisa; Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público do Trabalho – Rondônia e Acre; Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE); Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) e Município de Nova Mamoré.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025