TJ RO
Núcleo Psicossocial de Apoio às Mulheres destaca ações de sensibilização durante Agosto Lilás
TJ RO
Balanço inclui atividades desenvolvidas junto à comunidade
O Núcleo Psicossocial de Apoio às Mulheres, do Poder Judiciário de Rondônia, fez um balanço das ações desenvolvidas no mês de agosto, marcado pela conscientização sobre a violência contra a mulher. Além das ações institucionais realizadas durante o ano, o núcleo promoveu junto à comunidade webnário e oficina para divulgação e sensibilização para prevenção da violência contra às mulheres.
As ações de prevenção conduzidas pelo TJRO têm sido um esforço colaborativo que envolve magistrados(as), psicólogos(as), assistentes sociais e outros(as) profissionais qualificados(as). O Núcleo Psicossocial, criado com o objetivo de proporcionar um suporte mais abrangente às vítimas de violência doméstica, tem sido uma peça-chave nesse processo.
Entre as ações desenvolvidas no mês de agosto, está o projeto “Abraço na comunidade”, uma iniciativa que desenvolve trabalhos de divulgação, sensibilização e prevenção sobre Violência contra Mulheres em comunidades. A oficina sobre “Intervenções em Violência de Gênero para profissionais de psicologia” foi direcionada aos acadêmicos da Faculdade Unisapiens e um webnário sobre conscientização sobre o tema foi feito em cooperação à Universidade Federal de Rondônia.
“Ao disseminarmos informações sobre a violência doméstica contra mulheres, estamos quebrando o ciclo de silêncio e estigma que frequentemente a envolve. Isso encoraja as vítimas a buscar ajuda e apoio, sabendo que não estão sozinhas e que não há vergonha em pedir auxílio. É um esforço conjunto que deve ser apoiado e fortalecido por todos”, ressaltou a coordenadora do Nups, a assistente social Alline Sarges.
Cine-Reflexão
A exibição de filmes com realização de debates sobre o tema, o cine-reflexão, também compôs a programação. O objetivo é promover percepções sobre padrões de comportamentos, naturalizados no cotidiano, por estarem completamente imersos no modelo social de uma masculinidade tóxica. O trabalho desenvolvido proporciona aos participantes um “olhar de fora” que possibilita refletir sobre suas ações, valores e crenças. Oportunidade de conscientização e autoresponsabilização pelos atos cometidos, bem como, elaboração de estratégias saudáveis na resolução de conflitos em seus relacionamentos.
O cine-reflexão é uma ação desenvolvida no Programa Abraço na Semana da Justiça pela Paz em Casa, ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, com todos os tribunais estaduais, nos meses de março, agosto e novembro.
Foram realizadas quatro sessões de filmes que abordam o tema sobre violência doméstica, seguidos de debate promovido pelos profissionais do Núcleo aos homens autores de violência, e, em outra data, às mulheres vítimas. O trabalho desenvolvido teve duração de quatro horas, cada sessão.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras
O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.
O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.
As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
O que são as Câmaras no Judiciário?
As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia5 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia5 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Polícia6 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Agronegócio6 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Rondônia3 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia6 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens
-
Rondônia5 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 16 a 20 de dezembro