Rondônia
Obras de pavimentação avançam com ações executadas no distrito de Vila Marcão
Rondônia
Com o objetivo de fortalecer a infraestrutura viária e melhorar a qualidade de vida da população, as obras de pavimentação na Vila Marcão, distrito de Alta Floresta d’Oeste, seguem em ritmo acelerado com os investimentos do governo de Rondônia na região. As obras fazem parte de um conjunto de ações executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), que vem atuando de forma integrada em diferentes municípios do estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da obra para os usuários. “O governo está investindo e trabalhado em obras essenciais para proporcionar mais segurança e qualidade de vida à população. A pavimentação do distrito de Vila Marcão é um reflexo do empenho da gestão com a comunidade e com a melhoria das condições de tráfego em todo o estado.”
De acordo com o responsável pelas atividades no distrito, Rogério Nicácio, a obra está sendo executada em 1.600 metros, sendo que mil metros estão com a base toda concluída, pronta para receber a capa asfáltica, já o restante de 600 metros estão sendo preparados. Será lançado um bueiro de tubo ármico de 18 metros de comprimento e em outro ponto será feito um aterro de 4 metros de altura. “Estamos trabalhando com eficiência e rapidez, logo a população terá um asfalto durável de Concreto Betuminoso Usina a Quente (CBUQ)”, frisou.
Moradores da Vila Marcão têm acompanhado com expectativa o avanço das obras, a exemplo do cafeicultor Julimar Mediorito, que demonstra a satisfação com a obra. “Essas obras são um sonho antigo da comunidade. Há anos enfrentamos dificuldades com a poeira e o barro, especialmente em épocas de chuva. Agora, com a pavimentação, teremos uma vida melhor e mais digna, e estrada boa para enviar meu café para ser comercializado. Acredito que essa iniciativa vai trazer mais oportunidades de desenvolvimento para a nossa região”, disse.
O diretor-geral do DER-RO, Éder André Fernandes, enfatizou que a obra contempla tanto a pavimentação quanto a melhoria dos sistemas de drenagem e sinalização. “Os usuários da Rodovia 135 saindo de Alta Floresta d’Oeste até a Vila Marcão terão a via asfaltada. O nosso trabalho é oferecer uma infraestrutura com durabilidade e proporcionar maior segurança para os moradores e produtores rurais da região”, salientou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado da soja inicia 2025 com estabilidade nos preços
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio7 dias atrás
Cepa: mercado abre ano em baixa, mas com expectativa de equilíbrio
-
Agronegócio7 dias atrás
Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26
-
Esporte6 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Esporte6 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
Você precisa estar logado para postar um comentário Login