Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Obras de reforma e ampliação da maternidade e do centro obstétrico do Hospital de Base seguem em ritmo constante

Rondônia

A obra está na fase de finalização das instalações elétricas e hidráulicas

O governo de Rondônia vem realizando a fiscalização da obra de reforma e ampliação da maternidade e do centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho. Ambos desempenham papel fundamental na assistência às gestantes e lactantes, oferecendo cuidados durante e pós-parto, além de atenção especializada aos recém-nascidos. Com salas de parto equipadas e personalizadas, o centro de obstetrícia está preparado para realizar procedimentos .

De iniciativa da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), a construção, que ocupa uma nova ala próxima à atual maternidade do HBAP. A obra está na fase de finalização das instalações elétricas e hidráulicas, execução de revestimento, pisos e paredes em porcelanatos, instalações de aparelhos de ar-condicionado e de gases medicinais, além do forro de gesso acartonado.

O investimento total é de R$ 3.830.901,89 (três milhões, oitocentos e trinta mil, novecentos e um reais e oitenta e nove centavos), que engloba a reforma e ampliação das áreas de internação, salas de parto, banheiros e infraestrutura das salas cirúrgicas. Também será criado um bloco de segurança para os profissionais de saúde que trabalham em regime de plantão, assegurando condições adequadas para o exercício de suas funções.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, ressaltou o compromisso com a entrega da obra. “Estamos empenhados em concluir a referida obra no prazo estabelecido, garantindo que todas as etapas sejam realizadas com eficiência, pois entendemos a relevância em oferecer uma estrutura moderna ao atendimento à saúde das mulheres e recém-nascidos,” pontuou.

As obras proporcionarão melhorias nas condições de trabalho da equipe de saúde

SOBRE OBRA

A obra inclui a construção de 41 leitos, distribuídos em 14 enfermarias na maternidade e 4 quartos de internação, além de 2 centros cirúrgicos. O projeto prevê, ainda, uma sala de Recuperação Pós-Anestesia (RPA) com 3 leitos, e 1 sala de assistência ao recém-nascido, equipada com 5 berços aquecidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da obra para a saúde pública no estado. “A reforma e ampliação da maternidade são essenciais para aumentar a capacidade de atendimento, oferecendo mais conforto e segurança para mães e recém-nascidos. Por isso, mobilizamos a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Seosp para assegurarem que a obra seja concluída com maior celeridade possível,” afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA