Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

OCB lança o Coopera+MT ao comemorar 50 anos

Agronegócio

Na manhã desta quinta-feira (23.11), o Cenarium Rural em Cuiabá (MT) foi palco do lançamento do Coopera+MT, uma iniciativa do Sistema das Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT) em parceria com o Sescoop/MT. O evento, celebrando meio século de atuação da entidade, trouxe à tona debates sobre o futuro dos negócios em contextos nacionais e internacionais, inovações no cooperativismo e estratégias de gestão eficiente.

Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB/MT, inaugurou o encontro relembrando os 50 anos de trajetória da organização, destacando a evolução desde sua fundação até os dias atuais e o legado dos presidentes anteriores. Ele também projetou um futuro promissor para a economia, marcado pela inclusão de novas tecnologias e pela agroindustrialização.

Diversas autoridades se fizeram presentes, como o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e outros representantes do governo estadual. Eles enfatizaram o papel crucial do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.

Marcos Troyjo, economista e ex-presidente do Banco dos Brics, foi o primeiro a palestrar, abordando as perspectivas para negócios cooperativos no panorama global e nacional. Ele destacou o papel proeminente do Brasil na alimentação mundial e as possibilidades que emergem para o país diante das tendências de desindustrialização global.

Por sua vez, Fabíola Nader, gerente geral da OCB nacional, falou sobre as tendências atuais no cooperativismo e a importância de estar atento a novas oportunidades e tecnologias, enfatizando a relevância de entender o que realmente agrega valor para clientes e cooperados.

O evento também contou com a dinâmica “Maturidade de Governança nas Cooperativas de Mato Grosso”, liderada pelas consultoras Lilian Cruz e Andréa Dietrich, da Ambidestra. A sessão concentrou-se em práticas de gestão eficaz, inovação e planejamento estratégico a longo prazo, bem como na importância da responsabilidade social e da colaboração entre cooperativas para ampliar o impacto positivo.

Andreia Dietrich destacou o Coopera+MT como uma excelente prática para o crescimento do sistema cooperativo, apontando para a importância dos encontros temáticos que ocorreriam à tarde para aprofundar discussões e elaborar planos de ação.

Para o presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende, a história do Sistema OCB/MT é um testamento da força coletiva. “Nos inspira a olhar para trás com gratidão e para frente com a certeza de um futuro próspero. O cooperativismo é uma das abordagens mais inovadoras e relevantes no mundo dos negócios, forjada a partir de muita perseverança e cooperação mútua, desde as direções passadas à atual, passando pelas superintendências e por cada colaborador que contribuiu para seu crescimento. Meus Parabéns OCB”, cumprimenrou Rezende.

O Sistema OCB/MT, compreendendo o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, o Sescoop/MT e a Faculdade I.Coop, é uma entidade que desempenha funções fundamentais e complementares para apoiar o cooperativismo no estado. Mais informações sobre a organização e o evento podem ser encontradas nos canais oficiais da OCB/MT nas redes sociais e no site institucional.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Publicados

em

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA