Rondônia
Ofendido por juiz, conselheiro federal Elton Fülber será desagravado pela OAB/RO
Rondônia
O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Advogados do Brasil de Rondônia (OAB/RO) aprovou, nesta sexta-feira (16), por unanimidade, desagravo ao conselheiro federal Elton Fülber. Segundo a entidade, o advogado, juntamente com seis colegas de escritório, foi ofendido diretamente em sentença, condenado injustamente por litigância de má fé, teve a imagem denegrida e foi “perseguido” pelo juiz do trabalho substituto Cleverson Oliveira Alarcon Lima, atuante na 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes. Além do desagravo, que será realizado em data a ser definida, foi aprovado o encaminhamento do caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região.
O pedido de desagravo a Elton Fülber foi apresentado à OAB/RO pelo conselheiro federal e ouvidor-geral do Conselho Federal da Ordem, Elton Assis, e pelo presidente da Seccional, Andrey Cavalcante. “Esse caso é inaceitável! Não podemos admitir desrespeito profissional e, muito menos, pessoal por parte de qualquer magistrado a qualquer advogado, principalmente contra um profissional de reputação ilibada e ética incontestável como o Elton Fülber. Infelizmente, esse juiz já vem apresentando alguns problemas com os advogados há algum tempo, por meio do tratamento inadequado durante sessões”, destacou Andrey.
Conforme apurado pela OAB, em sentença proferida sobre ação de um trabalhador rural, o juiz substituto ofendeu gravemente o advogado e seus colegas, estendendo as ofensas aos demais profissionais atuantes na Justiça Trabalhista, e denegriu a imagem de Fülber. Para Andrey Cavalcante, as atitudes do magistrado se mostram totalmente impróprias e violam frontalmente a honra e a dignidade dos causídicos envolvidos, “bem como a dignidade de toda a classe, haja vista a repercussão dos fatos em âmbito estadual”.
A vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Maracélia Oliveira, destaca que o desagravo é uma justa medida para que sejam combatidos episódios assim em todo o estado. “Os fatos atingiram o nosso conselheiro federal e isso é a mesma coisa que atingir a nossa Seccional. Nós, da Comissão de Defesa das Prerrogativas, não podemos aceitar um caso desse e, por isso, decidimos, em nome da advocacia, sugerir a votação desse desagravo, em defesa do nosso colega”, afirmou Maracélia.
“Precisamos ser absolutamente rigorosos com este juiz, que ofendeu um dos baluartes dos advogados de Rondônia. Ele ofendeu a advocacia rondoniense, e deixou claro que não está se referindo só a ele. Por isso, todo rigor é pouco para esse caso. Isso é algo que me causou muita estranheza e aflição”, complementou o secretário-geral da entidade, Márcio Nogueira, ao também ressaltar que o caso ofende um dos maiores representantes da advocacia rondoniense.
Diversos conselheiros seccionais manifestaram apoio a Elton Fülber e destacaram a reputação ilibada do advogado. O pedido de desagravo foi então aprovado por unanimidade pelo Conselho Seccional. Emocionado, Fülber agradeceu a todos os integrantes da OAB/RO pela votação do desagravo. “Agradeço ao presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, ao conselheiro Elton Assis, ao conselheiro Diógenes, à vice-presidente Maracélia e a todos os colegas pela solidariedade. Esse foi um momento bem difícil para mim e os colegas manifestaram apoio”, declarou.
Rondônia
Missões estratégicas e humanitárias marcam ações de proteção e resgate em 2024
O ano de 2024 foi marcado por avanços nas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A corporação se destacou pela ampliação da infraestrutura, modernização tecnológica, capacitação de equipes e operações marcantes em diferentes frentes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em equipamentos, estruturas e capacitações fazem a diferença no atendimento aos rondonienses, garantindo mais proteção para população.
Em 2024, o CBMRO realizou mais de 20 mil atendimentos, incluindo emergências urbanas e desastres naturais. Apostando em inovação, foram adquiridas viaturas especializadas, drones e equipamentos de resgate de alta performance. Essas ferramentas aumentaram a eficiência e segurança das operações, especialmente no combate a incêndios e em situações de resgate em áreas de difícil acesso.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento estratégico da Corporação durante o período desafiador dos incêndios florestais resultou em uma redução significativa dos focos de incêndio criminosos em áreas críticas como Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Costa Marques. O helicóptero Falcão 2, equipado com o sistema Bambi Bucket com capacidade de arrebatar 450 litros d’água, desempenhou papel essencial no combate aéreo.
O governo de Rondônia contratou ainda 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim.
EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA
Dentre os avanços no ano, está a inauguração da Torre de Salvamento em Altura, um equipamento pioneiro que amplia o padrão de treinamento dos bombeiros nas operações em locais elevados. Também foi entregue o novo Centro de Ensino da Corporação, considerado referência para a formação e qualificação dos militares.
A expansão da infraestrutura contemplou, ainda, a entrega do quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º SGBM) e o início da construção de duas novas unidades: o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Pimenta Bueno, e o Quartel de Buritis. As melhorias ampliam o alcance operacional da instituição em regiões estratégicas.
VALORIZAÇÃO
A formação continuada também foi evidenciada em 2024. A participação dos servidores em cursos nacionais e internacionais, abordando temas como combate a incêndios florestais e resgates complexos, resultou em uma tropa ainda mais qualificada e preparada para os desafios.
MISSÃO HUMANITÁRIA
Um dos momentos mais marcantes de 2024 foi a missão humanitária realizada pelo governo de Rondônia para atender às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o CBMRO atuou fora do estado. A equipe realizou 553 atendimentos diários, incluindo resgates, transporte aeromédico e distribuição de donativos.
O governo enviou, por meio do CBMRO, viaturas, embarcações, drones e outros equipamentos de salvamentos, necessários para atuação em situações de desastres. Para compor as equipes da Força-Tarefa, foram designados militares de todo estado. Durante a operação foram utilizadas uma aeronave “Caravan”, quatro caminhonetes e duas embarcações.
As equipes foram compostas por:
- Dois binômios;
- Dois pilotos;
- Dois copilotos;
- Dois operadores aerotáticos;
- Um enfermeiro;
- Dois médicos; e
- Demais militares especialistas em salvamento terrestre.
No retorno a Rondônia, o governo do estado entregou 52 medalhas para os participantes da ação humanitária. Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, a operação demonstrou a capacidade técnica e a solidariedade dos bombeiros de Rondônia. “Foi uma missão desafiadora e histórica para nossa corporação. Mostramos que estamos preparados para atuar não apenas em Rondônia, mas em qualquer lugar onde nossa ajuda seja necessária”, afirmou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia6 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
-
Rondônia6 dias atrás
Ponte no Rio Melgaço é revitalizada e garante segurança para a população de Pimenta Bueno
-
TJ RO6 dias atrás
TJRO irá realizar Seminário sobre Justiça, sustentabilidade e agronegócio na Rondônia Rural Show, em 2025
-
Esporte6 dias atrás
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo