Rondônia

Operação “Carnaval Seguro” será intensificada pelo Detran Rondônia e Batalhão de Policiamento de Trânsito com início nesta sexta-feira, 25

Rondônia


Detran e BPTran irão intensifica fiscalização para garantir segurança no trânsito

Com objetivo de garantir a segurança no trânsito durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) de Porto Velho estarão intensificando as operações em Porto Velho com mais de uma equipe no período da manhã, tarde e noite, começando nesta sexta-feira, 25, até terça-feira, 1. As operações, entre elas, a Lei Seca, serão intensificadas com o intuito de retirar os condutores embriagados das ruas.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que Porto Velho não terá desfile dos tradicionais blocos de carnaval, decisão tomada pelos próprios dirigentes dos blocos, para evitar a proliferação do vírus da covid-19, mas devem ocorrer concentrações de carnavalescos em bares e clubes particulares, o que não é proibido.

“Por isso, os agentes de trânsito do Detran Rondônia e a Polícia Militar estarão intensificando os trabalhos nesse período de festas para garantir a segurança no trânsito, tendo em vista que é comprovado o aumento de condutores embriagados nesse período, a orientação é: se ingerir bebida alcoólica não dirija”, afirmou Paulo Higo.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro esteve reunido na manhã de quarta-feira, 23, com sua equipe e o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), major PM Diego Batista Carvalho, para definir as estratégias de trabalho que serão adotadas na operação “Carnaval Seguro”.

Reunião para definir estratégias da operação “Carnaval Seguro” aconteceu no último dia 23

Welton Ribeiro, disse que enquanto as pessoas vão aproveitar, o Detran Rondônia e a Polícia Militar estarão trabalhando para garantir que a população tenha segurança no trânsito e segurança de forma em geral. “A presença do Estado por meio dos agentes de trânsito e polícia militar nas ruas impõe respeito e quem descumprir o que determina a lei, irá responder por isso”, afirmou.

Alguns agentes e auxiliares de trânsito do Detran Rondônia, do interior estarão compondo as equipes que trabalharão em Porto Velho em conjunto com a Polícia Militar durante o carnaval.

O coordenador da Lei Seca em Rondônia ressalta que quem for curtir o carnaval, seja em bares, clubes particulares ou em família, que tenha consciência, se ingerir bebida alcoólica não dirija. “O Detran e a Polícia Militar estarão nas ruas para garantir a segurança.

“Quando o agente, tira o condutor sob efeito de álcool do trânsito, ele está salvaguardando a vida desse condutor e de outras pessoas que poderão ser vítimas de acidentes de trânsito”, afirmou. O álcool afeta o sistema nervoso central (cérebro) e pode causar perda de reflexos, de memória e de atenção. “Portanto o cidadão precisa ter consciência, se ingerir bebida alcoólica não deve dirigir, vá para casa de aplicativo, de carona com uma pessoa sóbria, para não colocar a própria vida em risco e de terceiros”, concluiu.

Participaram da reunião de para definir estratégias da operação “Carnaval Seguro”, o assessor da Dtfat, Sáimon Rio Nildo Flores; a Coordenadora do Registro Nacional de Infrações (Renainf), Samia de Lima Almeida; o chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito (Divcait), Edson da Silva Mattos Filho e o capitão PM Francisco Ilky Alves de Araújo.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Em 43 anos de instalação, Rondônia celebra avanços na economia, agropecuária, educação e em inovação

Publicados

em

Com 43 anos de história, Rondônia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida da população

Neste sábado, 4 de janeiro, Rondônia comemora 43 anos de instalação como estado da Federação, marcando uma trajetória de desenvolvimento e conquistas que colocam a região em destaque no cenário nacional e internacional. Reconhecido por suas potencialidades no agronegócio, gestão pública e inovação, o estado de Rondônia avança de forma expressiva em diferentes áreas estratégicas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que no trajeto da história, Rondônia se consolidou como líder em cadeias produtivas essenciais, como pecuária e grãos, incluindo o café e o cacau. “Em 2024, produtores locais receberam prêmios nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor café do Brasil. Além disso, o estado se mantém líder no ranking de maior rebanho bovino do país livre de febre aftosa sem vacinação, e é referência na produção de Tambaqui, com premiações no exterior que reforçam sua competitividade global.

CONQUISTAS

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Na economia, o estado apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 2,1% em 2024, e exporta 296 produtos para 109 países. Rondônia também subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados em inovação, refletindo investimentos contínuos no setor. A iniciativa Tecnova 3 RO, por exemplo, disponibiliza R$ 12,1 milhões para empresas desenvolverem novos produtos e serviços, sem necessidade de devolução.

Em gestão pública, Rondônia conquistou pela segunda vez o “Selo Diamante” em transparência, ficando em 2° lugar no ranking nacional. Outro destaque é o sistema educacional, que ocupa a 2ª posição no Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, o estado lidera na redução de homicídios e possui a maior taxa de reeducandos, trabalhando no Brasil.

HISTÓRIA

Rondônia exporta 296 produtos para 109 países

Tudo começou quando em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado. De acordo com o historiador Lourismar Barroso, “a criação veio com o Projeto de Lei Complementar, aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. Mas a instalação oficial ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. A ideia do nome ‘Rondônia’ havia sido proposto bem antes, em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon; as linhas telegráficas atravessarem o estado”, evidenciou.

No ano da criação, Rondônia era constituído por 13 municípios, hoje conta com 52, que se destacam por sua pujança econômica e potencialidades quais fazem do estado, uma verdadeira terra de oportunidades. Com 43 anos de história, Rondônia consolida compromisso com o crescimento sustentável e mais qualidade de vida para a população, evidenciando-se como um exemplo de resiliência e inovação no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA