Rondônia
Ordem de serviço que vai beneficiar mais de 400 famílias rurais em Ji-Paraná é assinada pelo governo de RO
Rondônia
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento da área do Aeroporto de Ji-Paraná, no sábado (23). A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e vai beneficiar mais de 400 famílias de pequenos produtores rurais com a regularização fundiária gratuita.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização fundiária rural é uma ferramenta poderosa para fomentar o desenvolvimento socioeconômico no estado. Além de garantir o acesso a crédito e melhorias produtivas, promove justiça social ao reconhecer o direito de famílias que há décadas trabalham para sustentar o campo e movimentar a economia rondoniense. O trabalho conjunto entre o governo de Rondônia e o Incra reafirma o empenho da gestão com o crescimento sustentável e a valorização do homem do campo.
O secretário da Sepat, David Inácio, ressaltou o impacto da ação na economia local e estadual, destacando que a iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o estado e o Incra, que tem possibilitado levar segurança jurídica e dignidade às famílias rurais. “A regularização fundiária é um instrumento essencial para o desenvolvimento do setor produtivo e para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo.”
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
O superintendente do Incra, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, disse que a entrega do título de propriedade representa mais do que um documento: é a garantia de que o produtor é dono de fato e de direito da terra que ocupa. “Com o título em mãos, os produtores podem buscar financiamentos para investir em melhorias, aumentar a produtividade e gerar renda para suas famílias e para o estado.”
A área em questão possui 1.499,7372 hectares, conforme a coordenadora de Georreferenciamento da Sepat, Ângela Ferreira da Silva. Registrada na Matrícula 4.610 destinada ao Aeroporto de Ji-Paraná, de propriedade da União desde 1978, parte da área é utilizada pela Aeronáutica, sendo área do aeroporto do município, enquanto o restante foi ocupado por pequenos produtores.
O georreferenciamento, conduzido por técnicos da Sepat, terá início em 2 de dezembro, e representa o primeiro passo para regularizar a ocupação, garantindo segurança jurídica e direitos aos moradores.
ENTREGA DOS TÍTULOS
O diretor Nacional de Governança do Incra de Brasília, João Pedro Gonçalves da Costa, frisou que a previsão de entrega dos títulos é para o mês de abril de 2025, e enfatizou a celeridade dos trabalhos, que serão realizados pela equipe de georreferenciamento da Sepat.
Para famílias como a de Ilda Matheus dos Santos, que ocupa a área há mais de 20 anos, a regularização é a realização de um sonho. “Sempre esperei por esse momento. Agora, poderei investir com tranquilidade e melhorar a vida da minha família”, disse emocionada. Gilvan Mendes de Souza, que nasceu na área, compartilhou do entusiasmo e destacou o impacto positivo para a comunidade local.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública.
A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.
Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.
A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos.
Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:
https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/
Formulário eletrônico:
https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Esporte4 dias atrás
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
-
Rondônia4 dias atrás
Rodovia-135 recebe 30 quilômetros de recuperação de asfalto em Nova Londrina, Região Central do estado
-
Rondônia3 dias atrás
Destaques das ações do governo de RO de 23 a 27 de dezembro
-
Esporte4 dias atrás
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
-
Rondônia3 dias atrás
Com o maior combate ao desemprego da história, Rondônia crava seu nome na economia brasileira em 2024
-
Rondônia3 dias atrás
Políticas públicas de assistência social avançam em Rondônia, gerando oportunidades para famílias em situação vulnerável
-
Rondônia3 dias atrás
Mobilização une doação de sangue e sensibilização por um trânsito mais seguro
-
Rondônia4 dias atrás
Calcário dolomítico é entregue pelo governo de RO a produtores rurais e comunidade indígena da região da Zona da Mata