Rondônia

Ordem de serviço que vai beneficiar mais de 400 famílias rurais em Ji-Paraná é assinada pelo governo de RO

Rondônia

Trabalho de georreferenciamento das propriedades da área do Aeroporto de Ji-Paraná irá beneficiar mais de 400 produtores rurais

Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento da área do Aeroporto de Ji-Paraná, no sábado (23). A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e vai beneficiar mais de 400 famílias de pequenos produtores rurais com a regularização fundiária gratuita.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização fundiária rural é uma ferramenta poderosa para fomentar o desenvolvimento socioeconômico no estado. Além de garantir o acesso a crédito e melhorias produtivas, promove justiça social ao reconhecer o direito de famílias que há décadas trabalham para sustentar o campo e movimentar a economia rondoniense. O trabalho conjunto entre o governo de Rondônia e o Incra reafirma o empenho da gestão com o crescimento sustentável e a valorização do homem do campo.

O secretário da Sepat, David Inácio, ressaltou o impacto da ação na economia local e estadual, destacando que a iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o estado e o Incra, que tem possibilitado levar segurança jurídica e dignidade às famílias rurais. “A regularização fundiária é um instrumento essencial para o desenvolvimento do setor produtivo e para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo.”

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

A equipe de georreferenciamento da Sepat vistoriou toda a área do Setor Aeroporto de Ji-Paraná

O superintendente do Incra, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, disse que a entrega do título de propriedade representa mais do que um documento: é a garantia de que o produtor é dono de fato e de direito da terra que ocupa. “Com o título em mãos, os produtores podem buscar financiamentos para investir em melhorias, aumentar a produtividade e gerar renda para suas famílias e para o estado.”

A área em questão possui 1.499,7372 hectares, conforme a coordenadora de Georreferenciamento da Sepat, Ângela Ferreira da Silva. Registrada na Matrícula 4.610 destinada ao Aeroporto de Ji-Paraná, de propriedade da União desde 1978, parte da área é utilizada pela Aeronáutica, sendo área do aeroporto do município, enquanto o restante foi ocupado por pequenos produtores.

O georreferenciamento, conduzido por técnicos da Sepat, terá início em 2 de dezembro, e representa o primeiro passo para regularizar a ocupação, garantindo segurança jurídica e direitos aos moradores.

ENTREGA DOS TÍTULOS

O diretor Nacional de Governança do Incra de Brasília, João Pedro Gonçalves da Costa, frisou que a previsão de entrega dos títulos é para o mês de abril de 2025, e enfatizou a celeridade dos trabalhos, que serão realizados pela equipe de georreferenciamento da Sepat.

Para famílias como a de Ilda Matheus dos Santos, que ocupa a área há mais de 20 anos, a regularização é a realização de um sonho. “Sempre esperei por esse momento. Agora, poderei investir com tranquilidade e melhorar a vida da minha família”, disse emocionada. Gilvan Mendes de Souza, que nasceu na área, compartilhou do entusiasmo e destacou o impacto positivo para a comunidade local.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro

Publicados

em

A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero) anunciou a abertura de uma Consulta Pública para apresentação e discussão da proposta de concorrência pública relativa à concessão de serviços de transporte público intermunicipal de passageiros no estado de Rondônia. A realização da Consulta Pública permitirá à sociedade civil fornecer contribuições para o aprimoramento dos documentos que informam a mencionada Concorrência Pública. 

A consulta visa promover a transparência e o aprimoramento do processo licitatório, ouvindo a população e os interessados. Durante o período da consulta, os participantes poderão encaminhar suas manifestações, destacando itens específicos do edital, do contrato ou dos anexos da proposta de concorrência. As contribuições serão comprovadas e divulgadas no Relatório Final da Consulta Pública, com as devidas respostas e ajustes, quando pertinentes. Serão descartadas as manifestações que não guardarem relação com o presente certame ou que tenham sido elaboradas de maneira distinta à estabelecida neste comunicado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa garante um processo mais transparente e participativo, promovendo melhorias no transporte público intermunicipal de Rondônia e garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.

Segundo a diretora presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, a ação é uma forma de reforçar o compromisso governo do estado com a transparência junto à população de Rondônia. “Por meio dessa ação, reforçamos o compromisso com a transparência, a participação da sociedade e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. Acreditamos que o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de soluções mais eficazes e que atendam às necessidades de todos os cidadãos de Rondônia”, ressaltou.

A consulta estará aberta a partir das 07h30 do dia 06 de janeiro de 2025 e se estenderá até às 13h30 do dia 06 de fevereiro de 2025. Os interessados ​​em participar deverão preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site da Agero, clicando no link abaixo, por meio do qual poderá enviar suas sugestões e questionamentos. 

Os interessados poderão consultar as minutas de edital, contrato e demais anexos, disponibilizados no endereço eletrônico a seguir:

https://rondonia.ro.gov.br/agero/publicacoes/

Formulário eletrônico:

https://docs.google.com/forms/d/1gH5kHgMMHqDeVMV-XmYOGeUuSLWeyYPY60XTcub5yXI/edit?ts=67519f9a

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA