Colunistas
Orgia orçamentária do passado ainda mantida em segredo pelo prefeito
Colunistas
FILOSOFANDO
“Se não formos capazes de fazer perguntas céticas e de ser céticos com aqueles ocupando posição de autoridade, então estaremos à mercê deles.” CARL SAGAN (1934/1996), foi um cientista nascido em Nova Iorque, Estados Unidos, que se destacou como astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico. Foi um dos primeiros cientistas a estudar o “efeito estufa” em escala planetária. Doutorou-se pela Universidade de Chicago.
PIADA PRONTA
O Brasil é verdadeiramente um país sui-generis. No dia de ontem, logo pela manhã num supermercado da capital rondoniense ouvi o seguinte comentário: “Levando em conta todas as salsichas e pães com mortadela que já comi, e todo o papelão que veio junto, acredito que eu já seja 100% reciclável”. Seria cômico se não fosse trágico.
INFLUENTE
Uma importante fonte do mundo político comentou para a coluna que Carlão de Oliveira, ex-presidente da Assembléia, continua sendo um personagem influente no estado, embora seja foragido da Justiça. Contra o ex-deputado há condenação por corrupção e formação de quadrilha na própria Assembleia. Tendo filhos como sucessores na política (um deputado e outro vereador na capital), foragido por longo período, Carlão estaria – mesmo nessa condição – articulando a montagem do tabuleiro para 2018 com peixes grandes do poder político no estado. Consta que Carlão de Oliveira continua foragido sem correr maiores riscos por intimidar até mesmo gente importante do mundo togado.
CALOTEIROS
Depois do arranca-rabo entre Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Arthur Maia (SD-BA) mais um pouco da sujeira da política brasileira aflorou publicamente. “Levantei aqui que o PT tem dez milhões de reais de dívida em aberto com o INSS. Não só o PT, não, vários partidos, o PT entre eles”, afirmou o deputado baiano.
Morro de curiosidade em saber ser esse tipo de safanagem ocorre também aqui em Rondônia. Em particular gostaria muito de saber se aquele partido dono de sede suntuosa na capital, comandado por um desses nomes que brilham na passarela da Lava Jato, não entra no esquema de sonegação apontado acima. Com a palavra os fisco do estado e do município.
PURA BESTEIRA
Guilherme Campos, presidente dos Correios, aponta como bode expiatório para a desdita da estatal o plano de saúde oferecido aos empregados daquela que já foi uma empresa exemplar e orgulho do Brasil. Ora, até parece que Guilher Campos não sabe o que realmente está “matando” os Correios, que é a corrupção desenfreada inaugurada no governo petralha. A desintegração dos Correios pode ser sentida aqui mesmo, em Porto Velho, pelas falhas contumazes até nas entregas de boletos para pagamentos de mensalidade e cobranças de toda ordem: só chegam com atraso, depois do vencimento da fatura. Quem não usar o celular ou internet para fazer os pagamentos corre o risco de cobranças indevidas e dos acréscimos de juros escorchantes.
MAIS EM BAIXO
Você vai ao supermercado e acha que ali a crise não chegou diante o intenso movimento de consumidores. Bem, a situação não exatamente assim. Embora seja necessário reconhecer que em Porto Velho, cidade de poucas ofertas de lazer público (não tem praças, não tem uma orla de rio urbanizada, não tem locais equipados para prática do esporte, etc, etc.), os supermercados acabam se transformando em lugar de passeio, de lazer. Por isso é comum ver mulheres produzidas como se fossem para a praia, famílias com filhos que não têm à sua disposição parquinhos em áreas arborizadas “desfilando” alegria e sensualidade entre gôndolas dos produtos.
Na verdade o buraco é mais embaixo: as vendas dos supermercados de Rondônia – segundo fonte do setor – caíram quase 2% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
DEVASSA
Fora as citações periféricas sobre desmazelos pontuais das gestões passadas, até o momento a gestão do prefeito Hildon Chaves não revelou resultados da auditoria especial (devassa) nas contas da prefeitura, um de seus compromissos de campanha.
Para o cidadão-contribuinte-eleitor é importante conhecer todas as nuances da orgia orçamentária praticada no passado. O prefeito anterior passou seu mandato inteiro sem revelar nada da herança recebida. Só falou do assunto quando estava em campanha com a esperança de renovar o mandato. Espera-se que com Hildon Chave a situação seja diferente.
SITUAÇÃO VERGONHOSA
Enquanto essa sujeira permanecer debaixo do tapete, os criminosos de antanho gargalharão atrelados aos arranjos políticos, sorrateiramente trabalhando para solapar a própria gestão de Hildon na esperança de um retorno premiado pela desinformação do eleitor mais néscio.
Não podemos esquecer que as obras inacabadas, as escolas decadentes, o serviço de saúde vergonhoso, as áreas de lazer de quinta categoria, idem para o transporte coletivo, o trânsito caótico, a falta de arborização, as denunciadas fraudes do Ipam, e todas as demais iniquidades praticadas nas últimas gestões foram consequências dos valores triplamente onerados de projetos fantasiosos, das propinas imensuráveis e das somas enormes destinadas as algibeiras das excelências da política ou dos “camaradas” que transitaram pela tal “Caverna de Ali Babá”.
PRAZO FINAL
Segundo informação distribuída pela própria prefeitura da capital rondoniense, começa nessa segunda feira o cumprimento de uma lei até então desmoralizada pelas gestões anteriores. Diz o informe: “A determinação do prefeito dr Hildon Chaves é que se cumpra a lei, ou seja, dar cumprimento ao Código de Postura do município que proíbe a permanência de vendedores ambulantes em praças e logradouros públicos.” O último prefeito que exigiu o cumprimento dessa lei foi Chiquilito Erse. Por sua iniciativa criou-se o Shopping Popular, camelódromo que não resolveu o problema já que muitos vendedores de pirataria resistiram a deixar pontos privilegiados em praças púbicas. Quem sabe dessa vez a desmoralizada lei seja cumprida o espaço público retorne ao domínio do povo.
AVANÇANDO
As tentativas de colocar já o prefeito da capital rondoniense Hildon Chaves na lista dos prováveis candidatos em 2018 são aleivosias de criadores de “fakes” no mundo virtual. O prefeito não pretende, sob hipótese alguma, ocupar a vaga de candidato à sucessão de Confúcio. Na verdade o prefeito é entusiasta de candidatura própria do PSDB e reconhece que há um projeto tucano em construção avançada, tendo como nome principal o de Expedito Júnior. Os pilares desse projeto estão praticamente assentados, prontos para o começa do levantamento das paredes.
ESCOMBROS
Com os projetos do PDT, do PSB e até do PMDB virando escombros, a situação de Expedito fica cada vez mais confortável. O ex-senador e presidente regional dos tucanos até marqueteiro definido já tem. E a cada dia recebe mais apoio de grandes empresários para consumar a candidatura.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia6 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE