TJ RO

Parceria do TJRO com Sesc proporciona oficina de gastronomia sustentável do Mesa Brasil aos(às) servidores(as)

TJ RO

capaMesaBRasil

Uma ação de solidariedade resultou em uma parceria entre Tribunal de Justiça de Rondônia e Sesc, que culminou com a oficina Gastronomia Sustentável, oferecida por meio do projeto Mesa Brasil de Segurança Alimentar, como contrapartida pela doação de 5 toneladas de alimentos arrecadadas durante a Gincana do(a) Servidor(a) pelo TJRO.

A gincana aconteceu em outubro de 2022, e uma das instituições beneficiadas foi justamente o Sesc, que, em retribuição, ao repasse ofereceu a oficina de reaproveitamento de alimentos. A iniciativa foi veiculada ao projeto de Saúde Financeira, desenvolvido no Judiciário pela Divisão de Saúde, cujo foco é justamente o desenvolvimento de hábitos sustentáveis para a melhoria da saúde com um todo.  

Nos vários eixos trabalhados pelo projeto, a busca por um melhor planejamento das finanças, organização do orçamento familiar, bem-estar das finanças e, consequentemente, um equilíbrio financeiro, que se reflete também na saúde mental e física.

Oficina

MEsaBrasilColagem

Na oficina, os participantes aprendem como utilizar integralmente os alimentos, evitando o desperdício e aproveitando todo o potencial nutritivo deles. Diariamente, toneladas e toneladas de alimentos são desperdiçadas em todos os elos da cadeia alimentar, do cultivo ao ato de comer. Pensando em unir ações para reduzir esse desperdício, as atividades educativas realizadas pelo programa Mesa Brasil difundem amplamente o consumo de partes usualmente não aproveitadas, como cascas, entrecascas, folhas, talos e sementes – partes não menos nutritivas que a polpa. 

O incentivo dessa prática, culturalmente pouco difundida no país, busca minimizar a quantidade de alimentos que iriam para o lixo em perfeitas condições de consumo. Isso se faz por meio do aprimoramento de habilidades culinárias que permitam utilizá-los de forma integral e criar pratos saborosos e nutritivos.

Smoothie de maracujá, bolo de casca de abóbora, hummus de grão de bico, suco de casca de abacaxi e hortelã; caponata de berinjela, panqueca com talo de couve-flor e coentro, suco verde antioxidante e cupcake de casca de banana foram alguns dos itens ensinados e experimentados pelos participantes. 

“Receitas deliciosas e muito nutritivas. Poder aprender a prepará-las foi uma verdadeira terapia”, contou a servidora Kasuelinda Nakashima.  A oportunidade de integração foi comemorada por servidores(as) e dependentes.

Mesa Brasil

 MesaBrasilColagem2

O Programa Mesa Brasil, criado em São Paulo, em 1994, e presente em todo o país desde 2003, tem o compromisso de minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional da população. Em consonância com a legislação brasileira, o programa considera a alimentação como um fator determinante para a saúde, e o acesso à alimentação adequada, um direito fundamental do ser humano, imprescindível para que todos desenvolvam suas capacidades e participem de modo pleno e digno da vida em sociedade.

Como parte importante do seu conceito, o programa possui uma frente educativa que tem como objetivo a transmissão de conhecimentos sobre alimentação para empresários, voluntários, funcionários das instituições receptoras e das empresas doadoras. Com o intuito de incentivar hábitos alimentares saudáveis, essas atividades envolvem assuntos diversos, que vão desde orientações acerca de boas práticas de manipulação e elaboração de cardápios até temas mais abrangentes relativos às questões culturais ligadas à alimentação.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJRO divulga nomes de desembargadores presidente das câmaras julgadoras

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Rondônia designou novos presidentes para a 2ª Câmara Cível, 1ª Câmara Especial e 2ª Câmara Especial. Os novos dirigentes iniciaram suas gestões no dia 21 de dezembro de 2024, pelo período de um ano.

O ato do presidente Raduan Miguel Filho designou para a presidência da 2ª Câmara Cível o desembargador Paulo Kiyochi Mori. Já a 1ª Câmara Especial tem a continuação do desembargador Glodner Luiz Pauletto; e na 2ª Câmara Especial, foi designado o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

As demais unidades julgadoras da Corte Estadual continuam sem mudança nas presidências: na 1ª Câmara Criminal, quem preside é o desembargador Jorge Luiz dos Santos Leal; já na 2ª Câmara Criminal, o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; e na 1ª Câmara Cível, o desembargador José Antônio Robles.

As Câmaras Cíveis Reunidas são presididas pelo o desembargador Kiyochi Mori; as Criminais Reunidas têm na sua presidência o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, e as Câmaras Especiais Reunidas são presididas pelo desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

O que são as Câmaras no Judiciário?

As câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça são grupos de desembargadores responsáveis por analisar e decidir casos em segunda instância, ou seja, em situações em que uma das partes não concorda com a decisão tomada por um juiz de primeira instância. Cada câmara é composta por três ou mais desembargadores (juízes de instâncias superiores) que reavaliam as decisões do juiz de primeiro grau, podendo mantê-las, alterá-las ou até anulá-las.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA