Rainha do Crime

Patroa do PCC: A mente por trás das operações do crime organizado e seu império de violência

Polícia

De acordo com as investigações, Patroa atuava na negociação de drogas e armas, além de receber informações sobre assassinatos de rivais.

Elaine Souza Garcia, de 34 anos, conhecida como “Patroa“, foi presa na última terça-feira (10/9) por tempo indeterminado. Ela é apontada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) como uma das principais figuras por trás do “Novo Cangaço”, grupo responsável por grandes assaltos a bancos em pequenas cidades.

De acordo com as investigações, Patroa atuava na negociação de drogas e armas, além de receber informações sobre assassinatos de rivais. Entre os responsáveis por essas execuções está seu marido, Delvane Lacerda, o “Pantera”, identificado como um membro influente do Primeiro Comando da Capital (PCC). Pantera, segundo a PF, ajudou a expandir a atuação da facção no Piauí.

Casados há oito anos, Pantera e Patroa compravam armamento pesado de Otávio Alex Sandro Teodoro de Magalhães, conhecido como “Terrorista”, que era atirador esportivo e colecionador (CAC). Ele também treinava o casal para o uso de fuzis, armamento empregado nas operações do Novo Cangaço, conforme revelado em vídeos apreendidos.

Vídeos polêmicos

Pantera, Patroa e Terrorista foram presos na segunda fase da Operação Baal, conduzida pela PF e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPSP. Em vídeos obtidos pelas autoridades, Terrorista é visto ensinando o casal a manusear fuzis, armas de uso militar.

As investigações apontam que a função de Terrorista no esquema era a de adquirir e revender armas e munições para o PCC, o que é ilegal, já que a legislação permite a compra de armamento por CACs, mas proíbe sua revenda. Na casa dele, a polícia encontrou um verdadeiro arsenal, incluindo armas pesadas e explosivos, alguns sem registro.

Além do casal e de Terrorista, também foram presos Jakson Oliveira Santos, o “Dako”, e Diogo Ernesto Nascimento Santos, ambos ligados ao PCC. Dako era parte do núcleo financeiro da facção, além de participar de execuções de inimigos.

Até o momento, o MPSP já denunciou 18 suspeitos desde o início do ano, sendo que quatro CACs foram presos acusados de fornecer armas para a facção criminosa. A defesa dos acusados ainda não se manifestou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Após roubo, homem com mandado de prisão em aberto é detido com drogas em Espigão do Oeste

Publicados

em

Segundo informações da Polícia Militar, um homem invadiu uma padaria em Espigão do Oeste na tarde de ontem, dia 4, por volta das 16 horas, e anunciou o roubo. A vítima, que trabalhava como caixa no estabelecimento, relatou que o indivíduo ameaçou puxar um objeto da cintura e, em seguida, subtraiu dinheiro do caixa, um celular, um anel e um relógio antes de fugir em uma bicicleta.

Com base nas características do suspeito, uma policial militar avistou o homem e acionou outras guarnições. Durante a abordagem, foram encontrados cerca de 3,40g de uma substância amarelada, aparentando ser crack. O suspeito alegou que havia trocado os objetos roubados pela droga.

Na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), o homem revelou ter deixado uma motoneta penhorada em troca de uma quantidade de drogas. Ele confirmou que a motoneta, placa NDO11**, havia sido roubada na cidade de Ji-Paraná-RO. Ao consultar o sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi encontrado um mandado de prisão em aberto contra W. S. R.

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA