Rondônia

Por meio do programa “Rondônia Cidadã”, Governo leva serviços sociais aos moradores de Porto Velho neste final de semana

Rondônia


População pode buscar os serviços sociais a partir das 8 horas da manhã, deste domingo (30)

Moradores de Porto Velho são contemplados com serviços sociais do projeto “Rondônia Cidadã” realizado pelo Governo de Rondônia. Os serviços iniciaram na manhã deste sábado (28) e seguem até o domingo (30), a partir das 8h, na Escola Marcos de Barros Freire, no bairro Ronaldo Aragão, na zona Leste da Capital.

Durante a ação serão disponibilizados vários serviços de cidadania à população por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). “Esse projeto começou como ‘Seas Cidadã’, evoluiu e esse ano se transformou em Rondônia Cidadã, onde reúne serviços sociais das secretarias do Estado e parceiros, que são levados mais próximos da população. Pensando na correria da semana das famílias rondonienses, decidimos realizar as ações nos finais de semana. E assim estamos promovendo uma assistência social de qualidade, para garantir acesso a direitos”, destacou a secretária da Seas, Luana Rocha.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a sensibilidade da Seas em propor uma nova nomenclatura para o projeto, por entender que se trata do Governo levando serviços sociais para os rondonienses e acrescentou que as secretarias trabalham de forma humanizada e unida.

“Ofertar assistência aos rondonienses é essencial, por isso o Governo do Estado está estendendo a mão para quem precisa por meio do ‘Rondônia Cidadã’. E paralelo a assistência, estamos criando condições para que a população tenha mais qualidade de vida e dignidade através dos investimentos que estamos fazendo nos 52 municípios com recurso próprio. Com a ampliação do desenvolvimento, Rondônia tem se destacado no Brasil, isso torna o Estado mais atrativo para investimento, e gera mais renda e empregos, dignidade para nossa gente”, considera Marcos Rocha.

O objetivo do Governo do Estado é promover o desenvolvimento por meio do acesso à cidadania

O Governo de Rondônia tem como objetivo se tornar um grande gerador de empregos no Brasil. Atualmente já é o Estado que tem a menor taxa de desocupação da região Norte.

Para o secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, a cidadania é o princípio para alcançar essa meta. “A população carece desse acesso, que muitos anos o Estado falhou nisso, mas agora o Governo está mudando esse cenário. O desenvolvimento começa com a cidadania. Rondônia está se transformando, prova disso, é que problemas históricos como esse estão sendo resolvidos”, afirma o titular da pasta.

Para o secretário de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, o Estado está cumprindo o compromisso de desenvolver Rondônia com honra, em todos os eixos como a cidadania e também educação. Pela primeira vez Rondônia tem ônibus interestaduais para fazer excursões com alunos. Tem a sexta melhor educação do país e a primeira da região Norte.

SERVIÇOS

Ações do “Rondônia Cidadã” atendem população de Porto Velho

Durante os dois dias de ação do projeto serão oferecidos serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de documentos pessoais; passe livre para idosos, deficientes e pessoas em tratamento contra o câncer; elaboração de currículos; cadastramento no programa Geração Emprego; explicação sobre o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe),entre outros serviços.

O “Rondônia Cidadã” conta com o pacote de ações da Seas. Inclusive na abertura das atividades neste sábado foram entregues kits de enxoval por meio do programa “Mamãe Cheguei”, que acompanha a gestante e oferece gratuitamente as primeiras roupinha do bebê. “Essa iniciativa é muito importante vem em boa hora, quero agradecer a Seas e o Governo por isso”, afirma a dona de casa Emily Taís.

A Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) por meio do Tudo Aqui está oferecendo uma série de serviços como cadastro para empregos e emissão de documentos. “É uma satisfação apoiar a Seas com os serviços do Tudo Aqui. Juntos vamos levar cidadania a toda população”, afirma o superintendente da Sugesp, Carlos Lopes da Silva.

Ester Régis aproveitou o Rondônia Cidadã para adquirir a Carteira de Trabalho

Ester Regis está desemprega e aproveitou o “Rondônia Cidadã” para dar o primeiro passo para voltar a ser inserida no mercado de trabalho. “Eu vim tirar minha Carteira de Trabalho que eu estava sem. Quero conseguir um emprego esse ano e para isso eu preciso ter a carteira. Com esses serviços que estão sendo oferecidos mais próximos da gente facilita muito”, argumentou.

O aposentado Gabriel Gaspar aproveitou a chance para fazer o Passe Livre do Idoso. “É muito bom ter esses serviços mais perto da gente”, reforça.

O Procon também está presente e oferece orientações aos consumidores.” É muito importante que estejamos cada vez mais próximos da população. São vários os serviços que estamos oferecendo como orientações de como proceder quando o consumidor tem reclamações contra empresas, fornecedor de produtos e serviços. Além disso estamos ofertando o cadastro de bloqueio telemarketing, que são aquelas ligações indesejadas oferecendo produtos. E também acompanhando o consumidor em caso dele querer resolver alguma pendência financeira” afirma o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego.

Também somam esforços com o Rondônia Cidadã órgãos como Superintendência Regional do Trabalho, Defensoria Pública, DER, Emater, Detran, Emater, Sipam e Casa Militar.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Edital para Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência é lançado nesta segunda-feira, 23

Publicados

em

O Programa de Residência Médica conta com tempo de treinamento de três anos

O governo de Rondônia publicou nesta segunda-feira (23), o Edital Nº 1/2024 – Iespro/Sesau, para o Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, com o objetivo de apoiar a formação de médicos especialistas em emergências, aprimorando a qualidade dos atendimentos em saúde no estado. O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto de Educação e Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o foco é desenvolver a saúde pública com capacitações,  oferecendo assim, ainda mais eficiência nos atendimentos, fortalecendo o sistema de saúde e salvando vidas.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha, destacou a relevância do programa para a saúde pública. “Por meio deste edital, estamos empenhados em oferecer oportunidades para a formação de médicos especializados, a fim de ampliar os atendimentos e melhorar, ainda mais, os serviços prestados à população.”

SOBRE A FORMAÇÃO

Os médicos selecionados para o Programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.

Segundo o supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, Vinicius Ortigosa Nogueira, “implementar o Programa contribui para assegurar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), em situação de emergência, uma melhor qualidade na assistência, eficiência, agilidade e humanização dos cuidados”, pontuou. 

Para mais informações sobre o cronograma, como período de inscrições e demais informações, consultar o Edital.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA