Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Porto Velho: Pastores evangélicos vão colaborar com ações da Prefeitura no combate ao coronavírus

Rondônia

A ênfase do encontro foi a necessidade de restringir a quantidade de pessoas nos cultos, como forma de evitar a propagação rápida do vírus

Por determinação do prefeito Hildon Chaves, os secretários titular e adjunto da SGG da Prefeitura de Porto Velho, Basílio Leandro de Oliveira e Devanildo Santana se reuniram na tarde desta terça-feira (17/3), com lideranças religiosas, representantes da área de saúde, a vereadora Joelna Holder e o coronel bombeiro militar Gilvander Gregório de Lima. Eles trataram sobre as medidas a serem adotadas pelo Município como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

A ênfase do encontro foi a necessidade de restringir a quantidade de pessoas nos cultos evangélicos, mediante recomendações dos governos Federal, Estadual e Municipal para se evitar a propagação rápida do vírus. Outro ponto tratado foi quanto aos cuidados com a higiene (lavar as mãos) e a higienização dos locais de reuniões dos fiéis.

“Todos eles apoiam as medidas que serão divulgadas pelo prefeito, medidas de segurança e preventivas para poder vencer esse mal e a população voltar a sua vida normal. Foi alinhado que eles estão dispostos a acatar as decisões do Município e que vão levar essas orientações aos fiéis, medidas educativas quanto a higiene e também na questão dos cultos”, frisou Devanildo Santana.

Alguns disseram que estão dispostos a suspender os cultos, outros pretendem realizar várias reuniões com número menor de pessoas, disponibilizar álcool em gel e deixar os ambientes mais ventilados, além de orientar os idosos e qualquer pessoa com sintoma de gripe a ficar em casa.

Uma das maiores preocupações do prefeito e das autoridades de saúde de Porto Velho é que não haja a proliferação do vírus para não comprometer ainda mais toda estrutura de atendimento de saúde por parte do Município e do Estado.

Apoio

“Como presidente do Conselho de Pastores de Porto Velho, estamos completamente alinhados a prudência e a preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura quanto as precauções na área de saúde pública, e o papel do Conselho nesse momento é orientador, orientar as igrejas a obedecer o decreto nos seus mínimos detalhes, e mais do que obedecer, é ser o mais prudente possível nesse moimento que a saúde pública pede o esforço de todos”, declarou o pastor Valcenir Alves da Silva.

O apóstolo Tobias Ferreira, líder do Ministério Apostólico Fonte de Águas Vinas declarou: “eu levo uma boa impressão dessa reunião, pelo cuidado que o Estado, o Município e o Governo Federal têm com o Brasil, e eu acredito que as igrejas irão adotar essas ações porque nós somos pessoas que temos a nossa fé, mas também a nossa vida comum. Eu acredito que houve um bom senso para haver um consenso dentro dessa situação”.

Comdecom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA