Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Prefeitura de Rolim de Moura, nesta segunda-feira (16.07) inicia a Campanha de vacinação anti-rábica na zona rural

Rondônia

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciará na próxima segunda-feira, 16 de Julho, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica na zona rural do Município, conforme cronograma abaixo:

MÊS JULHO
Dia 16 – Linha 156 e 160 Sul
Dia 17 – Linha 164 norte e sul
Dia 18 – Linha  168 norte e sul
Dia 19 – Linha 172 norte e sul
Dia 20 – Linha 176 norte e sul
Dia 23 – Linha 180 norte e sul
Dia 24 – Linha 184 norte e sul
Dia 25 – Linha 184 sul de Frente a Farol até o km 07
Dia 25 – Linha 186 sul
Dia 26 – Linha 188 norte e sul
Dia 27 – Linha 192 norte e sul
Dia 30 – Linha 196 norte e sul
Dia 31 – Linha 200 norte e sul

MÊS AGOSTO
Dia 01 – Linha 204 norte e sul
Dia 02 – Linha 208 norte e Sul
Dia 03 – Nova Estrela
Dia 06 – Linha 25 sentido Pimenta Bueno e Nova Brasilândia

Raiva – Tudo o que você precisa saber

A raiva é uma zoonose causada por vírus, que é transmitida ao homem por animais mamíferos. É uma doença mortal para os animais e seres humanos. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas, representando um sério problema de saúde pública. No Estado de São Paulo, todos os anos, cerca de 50 a 60 mil pessoas são atacadas por animais.

TRANSMISSÃO

A transmissão da raiva acontece quando um animal infectado deposita o vírus existente em sua saliva em ferimentos e mucosas de pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.
Para o homem, o principal transmissor da raiva é o cão, vindo a seguir o gato. Atualmente o morcego tornou-se um importante transmissor, principalmente o morcego hematófago. Eles atacam preferencialmente os animais herbívoros, ocasionalmente o homem, e transmitem a doença, mesmo sem apresentar sinais indicativos, mantendo assim a cadeia de transmissão.

SINAIS INDICATIVOS DA RAIVA ANIMAL

Mudança de comportamento
Tornam-se agressivos, mordem pessoas e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros.
Ficam de boca aberta, com baba.

O QUE FAZER QUANDO AGREDIDO POR ANIMAL
Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo.
Não matar o animal, e sim, deixá-lo em observação durante 10 dias, recebendo água e alimentação normalmente (mesmo se ele for vacinado), para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva.
O animal deverá ficar em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Vacinar os animais todos os anos (a partir dos 4 meses de idade).
Manter o cão no domicílio, para que ele não tenha contato com animais vadios, que são os principais transmissores da raiva em área urbana.

ATENÇÃO

A vacinação contra a raiva é obrigatória pela lei brasileira e deve ser anual, NÃO existe mês específico para a sua aplicação, o animal pode ser vacinado em qualquer época, desde que acima de 4 meses de idade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS

Publicados

em

O lançamento do Comitê aconteceu no Iespro, em Porto Velho

O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu  na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.

O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.

COMPETÊNCIAS DO COMITÊ 

I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;

II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;

III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;

IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;

V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;

VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA